Foi realizada na manhã de ontem 30, a V Caminhada Pela Paz. O evento está inserido no Projeto “Educação Pela Paz” promovido pela Escola Monsenhor Jonas Menezes e Silva e teve como tema central este ano A PAZ NO TRÂNSITO. Por volta das 8h da manhã, alunos, pais de alunos, professores e a população em geral se concentraram em frente da referida escola de onde saíram em caminhada com faixas e cartazes pelas ruas da cidade até o Ginásio Poliesportivo Djair Santos.
Chegando no Ginásio Djair Santos houve algumas apresentações por parte dos alunos e entrega de placas comemorativas as autoridades e escolas participantes do evento. Além da Escola Monsenhor Jonas, participaram do evento: O Grupo da Melhor Idade, Peti, Coordenadoria da Mulher, Secretarias Municipais, escolas da rede municipal e estadual de ensino e a população em geral.
Para falar um pouco sobre acidentes de trânsito no brasil, destacamos a seguir uma matéria publica no site R7 em setembro do ano passado.
Acidentes de trânsito deixam 35 mil mortos por ano no país
Em Pernambuco, acidentes com motociclistas viraram epidemia
Do R7, com Jornal da Record
Todos os anos, mais de 35 mil pessoas morrem no país em acidentes de trânsito. A estimativa é da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfico). E quando o trânsito não mata deixa graves sequelas.
Segundo a associação, acidentes de trânsito representam hoje por 42% dos pacientes com lesão na medula, contra 26% causados por ferimento de arma de fogo. Isso significa que o trânsito já provoca mais tragédia do que crime, afirma o representante da Abramet Direceu Rodrigues Alves.
- Hoje, nós temos no nosso país, 110 mil sequelados. É um número estrondoso. Além dos 35 mil óbitos/ano que nós temos. Superam as guerras [os números de morte]. Muito maior que qualquer guerra são os nosso acidentes.
O Brasil produz mais de 3 milhões de veículos por ano. Esse número o coloca na posição de um dos cinco maiores mercados automobilísticos do planeta. A frota é de primeiro mundo, mas a educação de trânsito é de terceiro mundo. O Código Nacional de Trânsito de 1998 era a esperança de mudar esse quadro, mas o total de mortes continua a crescer com a ajuda, cada vez mais expressiva, dos motociclistas.
- Hoje, nós temos no nosso país, 110 mil sequelados. É um número estrondoso. Além dos 35 mil óbitos/ano que nós temos. Superam as guerras [os números de morte]. Muito maior que qualquer guerra são os nosso acidentes.
O Brasil produz mais de 3 milhões de veículos por ano. Esse número o coloca na posição de um dos cinco maiores mercados automobilísticos do planeta. A frota é de primeiro mundo, mas a educação de trânsito é de terceiro mundo. O Código Nacional de Trânsito de 1998 era a esperança de mudar esse quadro, mas o total de mortes continua a crescer com a ajuda, cada vez mais expressiva, dos motociclistas.
Motociclistas
Estatística do Ministério da Justiça mostra que, de 1998 até hoje, diminui muito o número de pedestres mortos, de 12,6 para 6,4 por grupo de cem mil habitantes. No mesmo período, o número de motoristas mortos cresceu um pouco, de 4,1 para 5,5. Mas o grande salto aconteceu entre os motociclistas, de 1,2 em 1998 para 6 para cada cem mil habitantes. O aumento foi de mais de 400%.
No Nordeste, com o crescimento da renda, muita gente comprou a moto como primeiro meio de transporte da família. A aquisição foi feita, porém, sem o motociclista ter preparo para conduzir o veículo. Em Pernambuco, os acidentes de moto viraram uma epidemia constatada pela Saúde do Estado. Cerca de 800 mil motos circulam pelas ruas da cidade.
Só no Hospital da Restauração, o maior pronto-socorro do Estado, dos motociclistas internados em estado grave, 77% não tinham habilitação e 30% tinham bebido no momento do acidente.
No Nordeste, com o crescimento da renda, muita gente comprou a moto como primeiro meio de transporte da família. A aquisição foi feita, porém, sem o motociclista ter preparo para conduzir o veículo. Em Pernambuco, os acidentes de moto viraram uma epidemia constatada pela Saúde do Estado. Cerca de 800 mil motos circulam pelas ruas da cidade.
Só no Hospital da Restauração, o maior pronto-socorro do Estado, dos motociclistas internados em estado grave, 77% não tinham habilitação e 30% tinham bebido no momento do acidente.
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