quarta-feira, 25 de abril de 2012

FAMÍLIAS CONFIRMAM QUE CORPOS SÃO DOS CINCO JOVENS ACHADOS NA BAHIA



Instituto Médico Legal (IML) começa a liberar os corpos no início da tarde. 
Universitários desapareceram há cinco dias depois de partirem do ES.

Do G1 BA
Carro de jovens desaparecidos encontrado em rio da BA (Foto: PRF/Divulgação)Carro de jovens desaparecidos foi encontrado dentro do
Rio Mucuri, na Bahia  (Foto: PRF/Divulgação)
Os corpos dos cinco jovens que estavam desaparecidos há cinco dias durante viagem que partiu do Espírito Santo foram reconhecidos nesta quarta-feira (25) pelos familiares no Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, de acordo com a órgão.
André Galão, 28 anos, e Marlonn Amaral, 21 anos, foram os primeiros com identidades certificadas por parentes.Os procedimentos de necropsia e reconhecimento das três jovens também foram concluídos pouco antes de meio-dia; são elas Izadora Ribeiro, 21 anos, Rosaflor Oliveira, 24 anos, e Amanda Oliveira, 24 anos.  Por volta das 13h, os corpos das vítimas estão sendo liberados pelo órgão; o destino de cada um será definido pelas famílias.
Bahia-Jovens arte (Foto: Arte/G1)
Segundo o IML, todos os cinco jovens já se apresentavam em decomposição pelo tempo extenso que permaneceram sem socorro depois do acidente. No entanto, o órgão diz que as famílias conseguiram perceber características físicas em cada uma das vítimas. Apenas um rapaz foi reconhecido pelo documento de identidade.
A perícia informa que há suspeita de que o acidente teria ocorrido no mesmo dia em que eles partiram do Espírito Santo, na sexta-feira (20). O carro com os jovens só foi encontrado pela equipe de resgate cinco dias depois, na noite de terça-feira (24), dentro do Rio Mucuri, que passa na cidade homônima. O grupo saiu do Espírito Santos para a cidade de Prado, na Bahia, e, até o momento, a perícia acredita que os jovens tenha se envolvido em um acidente de carro. Quatro deles foram encontrados dentro do veículo, modelo Punto, e um deles estava deitado na vegetação do local na noite do resgate.
Local do acidente Bahia Espirito Santos (Foto: Leandro Nossa/G1ES)Carro foi encontrado destruído; polícia suspeita de
acidente (Foto: Leandro Nossa/G1ES)
A polícia inicia as investigações com a hipótese de acidente de trânsito, que teria ocorrido em uma curva perigosa. A conclusão é embasada pelas das condições do veículo e dos cálculos de distância e frenagem realizados no local.
O perito Alexson Magalhães informa que foram achados documentos do proprietário e de objetos pessoais no interior do carro, que conferem com os descritos por parentes dos jovens. Magalhães fez parte da equipe de quatro peritos da polícia técnica que participaram das buscas e da captura. Segundo ele, as vítimas que estavam dentro do carro utilizavam cinto de segurança no momento em que foram encontradas.
"Ainda vamos aguardar os resultados dos exames de necropsia, que poderão acusar algum sinal de violência nos corpos e levantar alguma suspeita de crime, mas, a princípio, trabalhamos com a hipótese de acidente, visto que o carro foi encontrado em uma distância muito grande do ponto de frenagem, o que pode configurar um excesso de velocidade, seguido de capotamento", afirma.
Objetos de jovens universitários Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)Malas foram localizadas no veículo pelas equipes de
resgate (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Carro guinchado de jovens universitários Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)Retirada de carro foi finalizada por volta das 3h da
madrugada (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Buscas
De acordo o capitão Anilton Almeida, do 13º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Teixeira de Freitas, o veículo modelo Punto, placa OBC-9685, foi encontrado submerso no Rio Mucuri. Ele informou que um corpo foi localizado às margens do rio. A polícia do Espírito Santo avisou às famílias. Cerca de 60 homens trabalharam no resgate, com contingentes das polícias da Bahia e do Espírito Santo, Corpo de Bombeiros, IML, além da equipe da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema).
Boato
Na manhã de terça-feira (24), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) chegou a informar que um carro com cinco corpos havia sido encontrado na localidade de Juerana, próximo a Posto da Mata, em Nova Viçosa. Mas o superintendente de Polícia do Interior, Danilo Bahiense, sobrevoou o local e não confirmou o fato.
Bahiense afirma que o que motivou as buscas foi "um boato". "Recebemos a informação e fomos ao local para checar. Sobrevoamos a região de helicóptero e o coronel também nos auxiliou, de carro, mas foi boato. Não encontramos nada", disse.
Desaparecimento
Os cinco jovens que seguiam do Norte doEspírito Santo para Prado, na Bahia, na última sexta-feira (20), desapareceram antes de chegar ao destino. Os universitários deSão Mateus e Colatina saíram do Espírito Santo às 19h e foram vistos pela última vez em um posto de combustíveis em Pedro Canário.
Jovens estão desaparecidos desde a última sexta-feira (20). (Foto: Reprodução/TV Gazeta)





















FONTE: G1 BA

quarta-feira, 18 de abril de 2012

EREM JARINA MAIA GANHA O MUNDO


A EREM Jarina Maia,  está mais uma vez, em FESTA. Ontem (17/04/12) saiu o resultado da seleção do Projeto Ganhe o Mundo e tivemos dois alunos contemplados: Rodrigo Carlos (Estados Unidos) e Jonathan Melo (Canadá) alunos do 2º Ensino Médio A. Superar as expectativas, indo além dos limites pessoais e geográficos, nossos alunos terão uma  oportunidade ímpar, é uma alegria para todos que fazem a escola, pois sabemos que nossa missão está sendo cumprida, nós  estamos formando estudantes preparados para o século XXI.
A viagem durará um semestre letivo e, nesse período, os jovens serão monitorados por uma equipe itinerante de apoio da SE, montada para dar maior suporte para os alunos que estarão em outro país, mas também garantir o contato constante com suas famílias no Brasil.
Estamos todos de parabéns: alunos, pais, professores e todos que fazem a EREM Jarina Maia.
CONGRATULATIONS !!!   VERY, VERY GOOD!!!




Rodrigo Carlos de Lima Silva, nasceu em 30/08/95, filho de Iraci Ferreira de Lima Silva e de Carlos Rogério da Silva, estuda 2º Ensino Médio na EREM Jarina Maia, escolheu fazer o intercâmbio nos Estados Unidos.


Jonathan de Melo Gomes de Souza,  nasceu em 01/04/1996, filho de Maria Severina de Melo Souza e de Jocemar Gomes de Souza estuda 2º Ensino Médio na EREM Jarina Maia, escolheu fazer o intercâmbio no Canadá.


FONTE: EREM Jarina Maia

CRAS REALIZA EVENTOS DURANTE A SEMANA




O Centro de Referência da Assistência Social de João Alfredo realizou na última semana, a  certificação  das alunas da Oficina Produtiva de geração de renda:  Bordado em Fitas e palestra alusiva às Drogas para os alunos do Projovem Adolescente e escolas públicas.


.
     A Secretaria Municipal de Assistência Social de João Alfredo, no dia 11 de abril, comemorou o encerramento da Oficina Produtiva: Bordado em fitas para geração de renda, realizado pelo Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, localizado na Asa Branca.
    
As oficinas aconteceram durante três meses, com o apoio da Prefeitura Municipal. Todas as alunas ficaram muito satisfeitas com o resultado final dos produtos confeccionados durante as oficinas e pretendem vender o que foi produzido.



A festa de encerramento contou com a presença da instrutora Elizabete e da Assistente Social Priscilla Cunha, que destaca “A realização das oficinas produtivas de geração de renda tem um papel determinante para a inserção das mulheres no mercado de trabalho, além de estimular a formação e a capacitação profissional e a autonomia das mesmas. Neste sentido, o CRAS tem proporcionado esta grande oportunidade que visa o fortalecimento das famílias, com destaque para as beneficiarias do Programa Bolsa Família, alvo das atividades do Centro”. Segundo Elizabete, “o rendimento das alunas foi muito satisfatório e o grande  interesse delas em aprender é muito gratificante”.  



  No dia 13, os alunos do Projovem Adolescente, assistiram a uma palestra alusiva às Drogas, realizada pelo Capitão Edvaldo Francisco- Surubim. O evento aconteceu no Clube Municipal e contou com a presença de cerca de 200 jovens. Foi um momento bastante produtivo onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a relação que a droga tem com a violência. Entendendo que as drogas sempre existiram na história da humanidade, variando a forma e o seu uso, vivenciamos um cenário onde o consumo, tanto das drogas lícitas quanto das ilícitas, tem causado impactos negativos na sociedade, além de ter se transformado em uma questão de saúde pública e de segurança pública. Neste sentido, ultrapassando a mera repressão, a Polícia Militar de PE, trabalha, também, na perspectiva de educação para a prevenção ao uso e ao abuso de todas as drogas, sendo este trabalho de palestras com adolescentes, fundamentado na perspectiva de redução de danos à saúde dos usuários e na construção de uma cultura de paz. 
   
     O evento contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Taciana Santos, o tenente Fabiano Lopes, o Coordenador Geral do Projovem Adolescente Geovanni Ferreira, o Presidente da Câmara de vereadores Wilson França, da Assistente Social e Coordenadora do CRAS - Priscilla Cunha, do Psicólogo do CRAS- Edson, do Técnico Social Eulázio Silva, Daniele Sueni- Secretaria de Educação, Roseane Santana- Coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente- CCA1.

 “É preciso estar bem informado para dizer não. Grande parte dos usuários é jovem, muitos começam a usar geralmente na escola e em idade cada vez mais prematura, por isso é tão importante momentos como este”. Enfatiza a Coordenadora Pedagógica do programa Paula França.

 Ambos eventos demonstram o comprometimento da Gestão Municipal com seus munícipes. Através de trabalhos bem executados conseguiremos melhorar as condições de vida da nossa população, destaca o Prefeito Severino Cavalcanti.


FOTOS: vcfest



http://www.douradina.ms.gov.br/imagens/box_transparente.gif

segunda-feira, 9 de abril de 2012

NOVE ESTADOS PAGAM AO MENOS 15 SALÁRIOS POR ANO PARA DEPUTADOS



No Maranhão, deputados recebem 18 salários de R$ 20 mil por ano.
Congresso Nacional estuda limitar pagamento a 13 salários anuais.

Do G1, com informações do Fantástico
Um levantamento feito pelo Fantástico mostra que pelo menos nove estados pagam hoje 15 salários por ano aos deputados estaduais. No caso do Maranhão, são 18 salários por ano, de R$ 20 mil cada. Em alguns estados, o destaque é o valor da chamada verba indenizatória, que chega aos milhões de reais. (No vídeo ao lado, assista à reportagem do Fantástico na íntegra).
O pagamento de mais salários que o trabalhador comum recebe por ano não é exclusividade dos estados. Isso começa já no Congresso Nacional, onde deputados federais e senadores recebem 15 salários por ano, o que dá mais de R$ 400 mil. Esse quadro pode mudar, já que um projeto aprovado em comissão do Senado Federal – e que ainda aguarda votação – reduz de 15 para 13 o número de salários pagos anualmente.
Se aprovado no Congresso, o corte do 14° e do 15° salários deverá se estender a todas as assembleias estaduais. “Não é justo que um parlamentar tenha vantagens salariais maiores do que os normais, do cidadão comum”, defende o conselheiro da ONG Transparência Brasil, David Fleisher.
Hoje, algumas assembleias já começaram a reduzir o número de salários para 13, como no Paraná. Já em Goiás, o Ministério Público questionou os pagamentos na Justiça. “Se a Constituição não previu esse pagamento, na forma de ajuda de custo, chamado também de 'auxílio-paletó', então não pode ser efetuado”, explica o procurador geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto. O caso ainda está sendo julgado.
Na Assembleia Legislativa do Maranhão, tem deputado que reclama do salário de cerca de R$ 20 mil por mês – e que é pago não 12, mas 18 vezes por ano. "Muitas vezes nós tiramos do nosso próprio salário para servir à população", diz a deputada estadual Graça Melo.
Segundo a presidência da assembleia, os deputados maranhenses aguardam a decisão dos cortes no Congresso Nacional para reduzir os próprios salários. Os deputados estaduais maranhenses recebem ainda R$ 1.050,00 por mês de complemento para o plano de saúde - que são pagos também para quem deixa o cargo. No ano passado, foram mais de R$ 428 mil em gastos com os ex-parlamentares.
Verba indenizatória
Outra questão polêmica dos gastos públicos com o Congresso e as assembleias é a verba indenizatória, ou seja, o dinheiro a que o parlamentar tem direito para pagar despesas como alimentação, propaganda e aluguel de carros, entre outras, além do salário. No Congresso Nacional, o valor mais alto é pago aos senadores, quase R$ 42 mil por mês, por parlamentar, incluindo passagens aéreas. Na Câmara dos Deputados, esse valor fica próximo de R$ 33 mil.
No Piauí, a verba indenizatória dos deputados estaduais, que era de R$ 50 mil, passou este ano para R$ 80 mil, quase o dobro do que recebem os senadores. Segundo Fleischer, ter acesso a tanta verba desgasta a imagem dos parlamentares. “Ele passa a imagem de que é impune e de que pode fazer praticamente qualquer coisa e que na verba indenizatória ele pode pendurar qualquer recibo”, afirma ele.
Na Assembleia Legislativa do Amapá, os 24 deputados recebem, por ano, 15 salários de R$ 20.042,00. Segundo o IBGE, o estado é um dos que menos contribuem na soma do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apenas 0,2%. Mesmo assim, em menos de um ano, os deputados do Amapá subiram a verba indenizatória de R$ 30 mil para R$ 100 mil mensais, ou seja, cada deputado tem à disposição R$ 1,2 milhão por ano para cobrir gastos extras. Para receber o dinheiro, basta apresentar notas fiscais e pedir reembolso.
A Polícia Federal e o Ministério Público estão investigando o uso dessas verbas. "Como as verbas ainda não têm a comprovação de seus gastos, nós não podemos dizer que elas são regulares, que elas são legais. Nós achamos que é muito alto o valor para uma comunidade como a nossa, num estado como o nosso", diz a procuradora-geral da Justiça, Ivana Lúcia Cei.
Em um dos postos de combustíveis que presta serviços à Assembleia Legislativa do AP, foram emitidos, em apenas um ano e meio, mais de R$ 500 mil em notas fiscais para os deputados que pediram reembolso com a verba indenizatória. Entre os sócios da empresa está um deputado, Michel Houat Harb, conhecido como Michel JK. Ele aparece no contrato social do posto, mas o gerente nega que ele seja sócio do estabelecimento.
Já o deputado Edinho Duarte apresentou notas fiscais para pedir reembolso com despesas de divulgação em vídeo e em um jornal local. Segundo relatório da Polícia Federal, a produtora de vídeo pertence à esposa do deputado, e o jornal, ao filho dele – e as duas empresas ficam no mesmo endereço. A equipe do Fantástico tentou falar com os deputados Edinho Duarte e Michel JK, mas eles não ligaram de volta.
Segundo o Ministério Público, os deputados amapaenses têm ainda o direito à maior diária do país durante as viagens. São até R$ 2.600 por dia, se a viagem for dentro do próprio estado. Segundo a Polícia Federal, em um ano, os deputados chegaram a receber quase R$ 4,5 milhões nas viagens pelo estado.
.
FONTE: G1