quarta-feira, 27 de junho de 2012

HOJE 27 DE JUNHO NO SÃO JOÃO DE JOÃO ALFREDO

22:00h - CEZINHA DO ACORDEON
00:00 - BANDA PINGA FOGO


CEZINHA DO ACORDEON 

Timbre e estilo vocais do músico são semelhantes aos de Dominguinhos.

Para sanfoneiro que não canta, só toca sanfona, a estrada fica mais difícil. Coisa parecida foi dita há muito tempo por Luiz Gonzaga a Dominguinhos. Há pouco tempo, foi a vez de Dominguinhos repassar o conselho: incentivou Cezinha do Acordeon, a quem conhecia desde adolescente, a cantar também. O jovem instrumentista já tem um bom currículo como músico (de palco e de estúdio) ao lado de diversos cantores: Elba Ramalho, Nando Cordel, Marinês, Genival Lacerda, Antônio Nóbrega, Daniela Mercury, o próprio Dominguinhos, entre vários outros.

Na sua carreira solo, despontou como um virtuose, já tendo tocado ao lado de Wagner Tiso, no Teatro do Parque e ter integrado shows e gravado no CD de outro instrumentista, o flautista César Michiles. O primeiro CD, graças ao conselho do mestre e "padrinho", veio com a voz e as composições próprias de Cezinha, que passou a escrever quase ao mesmo tempo em que descobriu o canto. Descobriu não, revelou, pois quem o ouvir cantar, irá se surpreender. Primeiro com o fato de um músico que a vida toda (até aqui, claro) foi tocador, de repente aparecer cantando tão bem. Depois, pelo seu timbre e estilo vocais serem bem semelhantes aos de Dominguinhos. 


Fonte: Enciclopédia Nordeste

CULTURA E MUITA CRIATIVIDADE NO SÃO JOÃO DA EDUCAÇÃO EM JOÃO ALFREDO



Neste ano de 2012, se vivo fosse, Luiz Gonzaga completaria 100. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, estilizou e recriou gêneros regionais, como toada, aboio, xote, e xaxado levando a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como as crenças, os valores e de forma mais ampla, o modo de viver do povo nordestino, a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra: O sertão nordestino, para o resto do país.

     Luiz Gonzaga tornou-se referência para muitos que hoje assumem seu legado cultural. Assim para homenagear o centenário deste ícone da cultura nordestina, a Secretaria de Educação de João Alfredo, juntamente com as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino realizaram com muita criatividade na tarde de ontem (26), a culminância do Projeto: “Em João Alfredo, Luiz Gonzaga está na música, na dança, na culinária...”


Logo de inicio, foi realizado o concurso da melhor caracterização de Luiz Gonzaga pelos alunos: Eduardo Oliveira, José Lopes e Antonio Paulo. Em seguida as Escolas Raul Soares, João Ferreira da Silva, Heliodoro Gonçalves, Cícero Moura, José Procópio Cavalcanti, Belarmino Bezerra, José André Filho, Marcio Xavier de Moura, Vicente Ferreira Campos, Miguel Azevedo de Oliveira, Bento Jerônimo, Mons. Jonas, Moura Santana, Novo Horizonte, Nossa Senhora Auxiliadora, Escola de Referência em Ensino Médio Jarina Maia e Grupo Vida e Alegria da Secr. de Assistência Social realizaram as suas apresentações culturais retratando toda história de Luiz Gonzaga.


Vale destacar as presenças do vice-prefeito Dimas Santos, da Secretária de Educação Ekladja Farias, Taciana Pereira (Assistência Social), Sra. Ana Mendes, dos vereadores Wilson França, Socorro Soares, Leide da Melancia, Márcia Xavier e todos os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares envolvidas neste evento.
           


















Fotos: VC FEST








sábado, 23 de junho de 2012

ORIGEM DO DIA DE SÃO JOÃO




O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.

HOJE NO SÃO JOÃO DE JOÃO ALFREDO

22:00 h

00:00 h - BANDA VINIL
01:30 h - ALCIONE DO ACORDEON

Local: Ginásio Poliesportivo Djair Santos

terça-feira, 19 de junho de 2012

JUSTIÇA SUSPENDE REUNIÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE BOM JARDIM-PE DOS DIAS 29 E 30 DE MAIO DE 2012 - REF. A REJEIÇÃO DAS CONTAS DO DE 1991 DO EX-PREFEITO SEBASTIÃO RUFINO.



PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE BOM JARDIM

DECISÃO:
Processo nº 000832-11.2012.8.17.0310
REQUERENTE: SEBASTIÃO RUFINO RIBEIRO
REQUERIDA: CÂMARA MUNICIPAL DE BOM JARDIM e o MUNICÍPIO DE BOM JARDIM

AÇÃO ORDINÁRIA ANULATÓRIA COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA INAUDITA ALTERA PARS.


CONCEDO PARCIALMENTE a antecipação dos efeitos da tutela, para determinar a CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM,  através de sua representante legal, que suspenda os efeitos das deliberações tomadas nos dias 29 e 30 de maio de 2012, relativas ao julgamento que resultou na rejeição das contas do ano de 1991, do Poder Executivo Municipal, que tem o autor como interessado, até ordem contrária deste Juízo.
VEJA TODO PROCESSO NA INTEGRA LINK A  BAIXO

FONTE: Bom Jardim Noticiais

NO BALANÇO DO FORRÓ NO SÃO JOÃO DE JOÃO ALFREDO













FOTOS: VC FEST









IRAH CALDEIRA DÁ UM SHOW DE CULTURA NO SÃO JOÃO DE JOÃO ALFREDO

Quem participou da festa junina do último domingo (17) no Ginásio Poliesportivo Djair Santos, teve a oportunidade de ver o que há de melhor da música nordestina. O show de IRAH CALDEIRA não foi apenas um momento musical para se dançar, mas sobretudo, uma oportunidade de prestigiar a nossa verdadeira cultura no que se refere ao forró. Com um repertório autêntico, a cantora agradou o público que estava presente no evento e fez todo mundo dançar ao som de belas canções que marcaram o nosso São João. 








segunda-feira, 18 de junho de 2012

ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA UNIDOS PELO BACAMARTE DE JOÃO ALFREDO PARTICIPOU DA POSSE DA FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO


No último dia 15 pp, a Associação Folclórica Unidos Pelo Bacamarte de João Alfredo participou da posse da primeira diretoria da Federação Pernambucana dos Bacamarteiros de Pernambuco-PE - FEBAPE. 

A tradicional festa organizada pelo comandante Euclides Paiva do Bacamarte da cidade de Bonito, contou com a participação de aproximadamente mil bacamarteiros de várias regiões do estado. O evento foi realizado na cidade do Recife sendo considerado um marco na história deste folguedo sesquicentário que apesar de atravessar muitas dificuldades, está crescendo e se afirmando como uma das manifestações mais originais de nossa cultura. 


Na oportunidade, foi entregue ao representante do Governo do Estado, um manifesto em defesa da cultura bacamarteira onde se elucida a conjuntura vivida por este folguedo que reúne mais de dois mil bacamarteiros. 

Para participar do evento, a Associação Folclórica Unidos Pelo Bacamarte de João Alfredo, contou com total apoio da Prefeitura Municipal que não mediu esforços para incentivar a nossa cultura.




















FOTOS: Sérgio Murillo