domingo, 20 de maio de 2012

VOTAÇÃO NA PRÉVIA DO PT COMEÇA COM ATRASO EM ESCOLA NA VARZEA, NO RECIFE


João da Costa e Maurício Rands são os pré-candidatos do partido.
Voto não é obrigatório e militantes têm até as 17h para comparecer.

Do G1 PE
O dia de votação para a escolha do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) que irá concorrer à Prefeitura do Recife, na eleição de outubro próximo, começou com atraso em algumas seções. O início da votação estava previsto para as 9h deste domingo (20), mas os portões da Escola Divino Espírito Santo, no bairro da Várzea, só abriram às 9h20.
Votação em prévia do PT, no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)Militantes aguardam em fila para votação em prévia do PT, no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Apesar do tumulto na entrada, os fiscais conseguiram organizar para que idosos e gestantes entrassem na frente. Dentro da escola, mais filas para poder votar. "Houve um atraso devido a uma liminar que saiu ontem", explicou no meio da correira o coordenador do prédio, Cláudio Marinho.
A liminar a que Marinho se refere dizia respeito a um pedido do Diretório Nacional do partido, determinando que uma parte dos filiados - aqueles com contribuições recolhidas até 10 de maio - votasse em separado, em urnas de lona, na sede do PT. Uma liminiar expedida pela Justiça, no final da tarde de sábado (19), garantiu o direito a todos os filidados para votar em suas respectivas zonas, proibindo o uso de urnas volantes e de votação manual.
O prefeito do Recife, João da Costa, e o secretário de Governo, Maurício Rands, são os dois pré-candidatos que disputam a prévia. A votação vai até as 17h, em treze prédios eleitorais no Recife. A coleta dos votos está sendo feita através de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Em Pernambuco, o PT tem 24.623 filiados e todos que quitaram a anuidade de 2011 e os que ocupam cargos comissionados e pagaram a mensalidade do mês de abril podem votar. O voto não é obrigatório. Para que a votação seja válida, é preciso que haja quórum mínimo de 15%.
Essa é a segunda prévia do PT no Recife. Em 1996, Paulo Rubem, Humberto Costa e João Paulo se lançaram pré-candidatos à Prefeitura da cidade. Humberto Costa saiu vencedor, mas acabou desistindo da candidatura. João Paulo disputou as eleições, mas perdeu.

FONTE: G1 PE

Nenhum comentário: