No dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV / AIDS, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a idéia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
CRESCE O NÚMERO DE ADOLESCENTES QUE VIVEM EM EXTREMA POBREZA, APONTA UNICEF
Segundo relatório, percentual de adolescentes de 12 a 17 anos que vivem em famílias de extrema pobreza passou de 16% para 17,6% em 5 anos.
O percentual de adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos que vivem em famílias de extrema pobreza (até um quarto de salário mínimo per capita) cresceu entre 2004 e 2009. Segundo relatório Situação da Adolescência Brasileira 2011, do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o percentual passou de 16,3% para 17,6%, que representa 3,7 milhões de garotas e garotos.
No mesmo período, a situação de extrema pobreza da população em geral caiu de 12,4% para 11,9%. Ou seja, a pobreza recua na população brasileira em geral, mas cresce entre seus meninos e meninas.
Segundo o documento do Unicef, os adolescentes são mais vulneráveis que outros segmentos da população e, entre eles, a desigualdade aumenta problemas de trabalho precário, dependência química, abuso sexual e homicídios.
O número de adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos de idade que vivem em famílias com renda inferior a ½ salário mínimo per capita é 7,9 milhões. Isso significa dizer que 38% dos adolescentes brasileiros estão em condição de pobreza.
Praticamente um a cada três adolescentes brasileiros pertence ao grupo mais pobre da população brasileira (ou seja, os 20% mais pobres do País): 28,9% dos garotos e garotas entre 15 e 17 anos estão nesse grupo de renda.
Enquanto a taxa de homicídios da população em geral era de 20 a cada 100 mil, na população de 15 a 19 anos é de 43,2 a cada 100 mil.
Os adolescentes negros entre 12 e 18 anos, segundo o Unicef, têm o risco 3,7 vezes maior de ser assassinado. Já um adolescente indígena tem 3 vezes mais chance de ser analfabeto. Do total de 500 mil adolescentes analfabetos, 68,4% são meninos. Para cada oito meninos de 13 a 19 anos infectados com HIV/Aids há dez meninas com o mesmo vírus.
O levantamente ainda aborda outro tema importante sobre as condições dos adolescentes do País: a exploração do trabalho. Dos 4,3 milhões de brasileiros com idades entre 5 e 17 anos que exercem algum tipo de atividade laboral, 77% – ou 3,3 milhões – são adolescentes de 14 a 17 anos de idade. A legislação brasileira proíbe o trabalho formal até os 16 anos, exceto como aprendiz a partir dos 14 anos. Além disso, por ser quase sempre ilegal (estima-se que 80% dos adolescentes que trabalham o fazem sem registro na carteira de trabalho), o trabalho dos adolescentes acontece de maneira desprotegida, sem a cobertura da legislação trabalhista e da vigilância de esferas governamentais e da sociedade civil organizada, como sindicatos e ONGs.
O relatório indica situação de maior pobreza entre os adolescentes em comunidades, assentamentos e favelas e também entre aqueles que vivem na Amazônia e no semiárido.
FONTE: ultimosegundo.ig.com.br
BLOCO GAROTOS INOCENTES DIVULGA ABADÁ DOS 15 ANOS
Ainda estamos há 80 dias do carnaval 2012, mas os preparativos para a festa dos 15 anos do Bloco Garotos Inocentes já começou. Se você é daquele folião que não perde o carnaval de João Alfredo, fique atento pra não perder essa festa. AGUARDEM OUTRAS NOVIDADES!!!
Homenageando PERNAMBUCO
HISTÓRIA DO BLOCO GAROTOS INOCENTES
Fundando em 1998 por três amigos: Geovanni, Geruso e Erivaldo que a princípio desejavam apenas curtir e acordar a cidade em clima carnavalesco. Surgiu com o nome de Bloco Rapazes Inocentes, mas dois anos depois de sua fundação passou a se chamar Bloco Garotos Inocentes por já existir outro bloco na cidade do Recife com o mesmo nome. No inicio o bloco era restrito apenas aos homens, mas atendendo aos pedidos, a partir do ano 2000 o bloco passou a ter a participação também de mulheres. Foi o pioneiro de todos os blocos em João Alfredo e introduziu no carnaval da cidade uma forma alternativa e irreverente de se brincar, servindo de referência para vários outros blocos que surgiram anos depois de sua fundação. A história do Bloco Garotos Inocentes se confunde com a história do carnaval desta cidade que também passou por mudanças no ano de 1998, ano em que nasceu o bloco. Tem como tradição a sua festa no sábado de Zé pereira a partir das 5h da manhã com caminhada pelas ruas da cidade e festa no clube municipal para os seus participantes. O carnaval 2012 marcará os 15 anos desse bloco que é o mais tradicional de João Alfredo.
Matéria sobre a festa dos Garotos Inocentes no carnaval 2011
GEOVANNI FERREIRA.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
LEI DA FICHA LIMPA ENTRA NA PAUTA DESTA QUARTA DO SUPREMO
Julgamento da ficha limpa tinha sido suspenso por pedido de vista. Ministro Joaquim Barbosa concluiu voto e permitiu volta do tema à pauta.
Débora Santos Do G1, em Brasília
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, incluiu na pauta de julgamento desta quarta-feira (30) três ações que tratam da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012. A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
Apesar de o tema ter oficialmente voltado à pauta, a decisão de voltar a julgar o caso deve ser tomada pelo presidente pouco antes do início da sessão.
A suspensão do julgamento ocorreu em sessão no início deste mês, quando o ministro Joaquim Barbosa pediu vista das três ações, que buscam esclarecer os efeitos da lei na eleição do ano que vem.
Conforme o G1 adiantou nesta segunda-feira (27) o voto de Barbosa ficou pronto na última sexta-feira, o que permite que o tema volte à pauta de julgamentos. Antes da suspensão do julgamento, no último dia 9 de novembro, somente o relator do caso, ministro Luiz Fux, havia votado – a favor dos pontos da lei que garantem sua aplicação em 2012.
O Supremo vai analisar ponto a ponto a lei e definir se as regras são constitucionais e podem ser aplicadas às eleições municipais de 2012.
As ações que buscam definir os efeitos da norma para 2012, foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).
O primeiro impasse sobre a Lei da Ficha Limpa surgiu com a dúvida sobre sua aplicação nas eleições de 2010. De acordo com a Constituição, a lei que altera o processo eleitoral não pode ser aplicada no mesmo ano que entrou em vigor. Com base nesse argumento, em março deste ano, a maioria dos ministros do STF derrubou a validade da norma para o pleito do ano passado.
Diante das divergências em torno da aplicação da Ficha Limpa, passados 13 meses do fim das eleições, há políticos que, mesmo tendo conseguido votos suficientes para se eleger, ainda tentam na Justiça assumir os mandatos.
No julgamento, o Supremo vai analisar se a lei tem pontos que contrariam a Constituição. Para alguns ministros do STF, o fato de a lei atingir condenações anteriores à sua vigência seria contrário ao princípio da segurança jurídica.
O artigo 5º da Constituição afirma que "não há crime sem lei anterior que o defina". Dessa forma, os condenados por órgãos colegiados antes da lei não poderiam ser punidos agora. Se prevalecer essa tese, a Lei da Ficha Limpa valerá apenas para condenações ocorridas depois da edição da norma.
A Lei da Ficha Limpa é questionada ainda por declarar inelegíveis políticos que ainda poderiam recorrer das condenações que sofreram.
Segundo os críticos da lei, a ficha limpa contraria o chamado "princípio da presunção de inocência", pelo qual uma pessoa só pode ser considerada culpada depois de esgotadas todas as possibilidades de recurso.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
MORADORES DO CAPAU DEBATEM COM O PREFEITO SEVERINO E O DEPUTADO ESTADUAL ZÉ MAURÍCIO, AÇÕES QUE POSSAM MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE.
O prefeito Severino Cavalcanti (PP) visitou no último domingo 27/11 a comunidade do Capau, onde realizou em clima descontraído uma reunião com os moradores daquela comunidade na residência do senhor Abel. Na oportunidade os moradores reivindicaram ações por parte da prefeitura que possam melhorar a qualidade de vida da população. Foram citados problemas como a falta d’água, estradas, iluminação pública, transporte escolar e implantação de um posto de saúde.
Diante das reivindicações dos moradores, o prefeito Severino garantiu que nesta semana começam os serviços de recuperação das estradas do Capau com ações que possam melhorar de forma mais rápida o problema existe. Entretanto, será estudada juntamente com os proprietários de terras próximas as estradas, a possibilidade de enlarguecimento da mesma, pois atualmente a prefeitura não consegue realizar os serviços de recuperação de estradas no citado local de forma mais efetiva, devido a impossibilidade da máquina patrol passar em uma estrada muito estreita como é a do Capau II.
Na oportunidade, o senhor Djair Barbosa dos Prazeres, colocou a disposição da prefeitura um terreno de sua propriedade para a construção de um posto saúde. Ao final da reunião, Geovanni Ferreira apresentou um documento solicitando também luminárias para os postes da comunidade, alegou que os moradores pagam a taxa de iluminação pública, mas o citado serviço é precário. O deputado Estadual Zé Maurício se colocou a disposição para reivindicar da Celpe a colocação das luminárias nos postes da comunidade.
Além do prefeito Severino e do deputado Zé Maurício, estiveram presentes, a Secretária de Saúde Marcia Almeida, a vereadora Leide da Melancia, Washington Souza, Dr. Geraldo (Diretor médico), Poliana Rocha (coordenadora da Secr. de Saúde), Evanice (Enfermeira da Unidade Mista), Gabriel Moura e Geovanni Ferreira.
MATUTO NO CINEMA
Jessier Quirino
SE PREFERIR ACESSE O LINK A BAIXO E OUÇA A HISTÓRIA
http://youtu.be/v8CG_0fT-uY
E o matuto, rapaz...
Anafalbeto de pai e mãe... e parteira
E sai do sertão pra capital
pra assistir um filme estrangeiro legendado
quando ele volta pro sertão,
mas ele num conta o filme todinho?
"má rapai eu fui lá na capitá rapai
eu assisti um filme altamente internacioná
pense num filme internacioná!
e tem uma coisa: um filme mafioso...
um fime mafioso...
Ói tinha dois atista:
tinha o atista que sofria e o atista que salvava.
Meu cumpadi
o atista que sufria: pense num cabra corajoso!
Rapai, o caba num tinha medo de nada não rapai!
Rapaz, os bandido!
os bandido pirigoso que só buchada azeda!
invocado que só um fiscal de gafiera
sério que nem um porco mijano!
tinha o dedo da grussura de um cabo de foimão!
amarraro o atista com imbira!
e tem uma coisa: imbira dos Estado Zunido,
num tem quem se solte não rapaiz!
Amarraro o atista com imbira,
butaro o caba sentado a força numa cadera
ai chego o bandido, buto o dedo na cara do atista e
disse: num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá.
Tá pensano que atista teve medo rapaiz?
O atista amarrado com imbira rapai, teve que ouvi
tudinho, mas muito do tranquili, olhô pa cara do bandido assim
e disse: num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá o quê mermão???
mas rapaiz...esse bandido inchô feito um cururu no sal, num sabe?
isfregô o dedo na cara dele assim e disse:
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá, num
sei que lá, seu fila da puta!!!
Tu tá pensano que o atista teve medo?
oxe, amarrado com imbira, do jeito que tava,
ficô muito do tranquili, olhô assim pro bandido e disse:
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá o carai!!!
Mas meu cumpadi, esse bandido pegô um ar, pense numa pegada de ar!
Mas raái, foi uma pegada de ar tão mudida do poico!
ai puxô uma chibata feita de virola de pneu de caminhão, num sabe,
mais cumprida de que uma língua de manicure,
deu-lhe uma chibatada tão aparetada a um coice de besta parida,
que ficô iscrito assim da taba dos quexo pa porta da orlha do individuo:
FIRESTONE
eu sei que nessa hora, no mei dos bandido,
tinha um que era do time do atista, rapai
do time da gente, num sabe?
e ele tava camuflado feito rapariga de pastô:
num tinha quem desconfiasse, rapaiz!
camuflado la por dento, e ele tinha um relógio, puxado pa telefone,
ai ele foi prum pé de parede cum relógio dele
aí passô o bizu pa puliça que tava lá em baixo
ele pégô o relógio e disse:
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá, num
sei que lá, num sei que lá,
contô tudinho à puliça
a puliça lá em baxo nos carro uvindo tudo pelos radio
e a puliça dos estado zunido, num se veste de puliça não!
se veste de adevogado!
Aí a puliça dento dos carro só fez pegá o rádio
e chamá os carro tudim dos estado zunido rapaiz:
acunhe, acunhe, acunhe, acunhe, todos os carro
acunhe, que o negocio é serio,
acunhe, acunhe, acunhe, acunhe,
aí os carro acunharo,os carro acunharo, acunharo
aí era mais carro em cima do prédio, de quê romero em cima de Pade Ciço
o prédio, rapai era um prédio grande,
tinha uns 2 ou 3 andá,
ou era um colégio de frera, ou era uma prefeitura
eu sei que num tinha quem entrasse:
um prédio todo de vrido, infeitado feito pintiadera de rapariga, num sabe?
aí a puliça tome corda, tome corda, tome corda, tome corda,
quando a gente pensava que era a puliça que ia subi por fora do predio pra salvá o atista,
aí veio o momento mais arrepiadô do filme, rapaiz!
foi quando chegô o atista principal, o atista salvadô!
e ele vêi num avião daquele, daquele avião que tem uma penera em cima, num sabe?
aí o avião vei e o avião num vuava não: era parado, viu!
o avião ficô parado em cima da prefeitura, pela capota de vrido a gente já via o atista, rapaiz
o atista forte com os peitão,
2 cinturão de bala, uma ispingarda da grussura dum cano de esgoto, rapai,
aí o atista fico assim na porta do avião
Ó o nome do atista: Arnô Saijinegue!
agora, num é esses arnô saijinegue do sertão, que dá no cu de todo mundo não!
é Arnô Saijinegue importado, ou é da Chequilováquia, ou é da Bolívia, tá entendendo?
Eu sei que o Arnô Saijinegue ficô9 na porta do avião
aí o chofer do avião olhô pra ele e disse: acunhe! Pode pulá!
ai ele pulô la de cima, pulô la de cima, bateu no telhado, furô a laje,
bateu mermo no lugá onde o atista tava preso com os bandido,
pego os bandido tudo desprevinido, comendo cuzcuz com leite, rapaiz,
eu sei que nessa hora, o atista pegô a ispingarda e disse:
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá,
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá,
ói ele matô tudinho!
aí apariceu mais bandido, e foi briga de sê midida a metro!!
ele deu um tabefe no cor da orelha dum caba lá chamado
Mané Capado,
que ele borbuletô uns 2 palmo e caiu no chão feito uma jaca mole
aí teve um bandido, rapaiz, que homilhô o atista com uma dedada aonde as costa muda de nome.
Meu cumpadi, esse homi ofendido na região glútea virô uma fera
e entre a rapideiz da dedada e a imediatidade do êpa,
deu-lhe um berro nas oiça do sujeito que iscurrego na froxura e caiu sentado.
Nessa hora, meu cumpadi, o atista partiu pra cima dele
com um gênio de 150 siri dento de uma lata de querosene,
deu-le um sopapo no serrote dos dente,
que chuveu canino, molar, e incisivo, por 3 dia no sítio Boca Funda.
aí nessa hora, meu cumpadi, o bandido principal saiu num derrapo de velocidade,
ai o atista deu-lhe um chuvaréu de bala, meu cumpadi,
que a gente teve que se abaxá dento do cinema,
aquelas letrinha que passa lá no filme ele derrubô
umas 140, e eu ainda peguei umas 4: taqui pra você vê!!!
SE PREFERIR ACESSE O LINK A BAIXO E OUÇA A HISTÓRIA
http://youtu.be/v8CG_0fT-uY
E o matuto, rapaz...
Anafalbeto de pai e mãe... e parteira
E sai do sertão pra capital
pra assistir um filme estrangeiro legendado
quando ele volta pro sertão,
mas ele num conta o filme todinho?
"má rapai eu fui lá na capitá rapai
eu assisti um filme altamente internacioná
pense num filme internacioná!
e tem uma coisa: um filme mafioso...
um fime mafioso...
Ói tinha dois atista:
tinha o atista que sofria e o atista que salvava.
Meu cumpadi
o atista que sufria: pense num cabra corajoso!
Rapai, o caba num tinha medo de nada não rapai!
Rapaz, os bandido!
os bandido pirigoso que só buchada azeda!
invocado que só um fiscal de gafiera
sério que nem um porco mijano!
tinha o dedo da grussura de um cabo de foimão!
amarraro o atista com imbira!
e tem uma coisa: imbira dos Estado Zunido,
num tem quem se solte não rapaiz!
Amarraro o atista com imbira,
butaro o caba sentado a força numa cadera
ai chego o bandido, buto o dedo na cara do atista e
disse: num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá.
Tá pensano que atista teve medo rapaiz?
O atista amarrado com imbira rapai, teve que ouvi
tudinho, mas muito do tranquili, olhô pa cara do bandido assim
e disse: num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá o quê mermão???
mas rapaiz...esse bandido inchô feito um cururu no sal, num sabe?
isfregô o dedo na cara dele assim e disse:
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá, num
sei que lá, seu fila da puta!!!
Tu tá pensano que o atista teve medo?
oxe, amarrado com imbira, do jeito que tava,
ficô muito do tranquili, olhô assim pro bandido e disse:
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá o carai!!!
Mas meu cumpadi, esse bandido pegô um ar, pense numa pegada de ar!
Mas raái, foi uma pegada de ar tão mudida do poico!
ai puxô uma chibata feita de virola de pneu de caminhão, num sabe,
mais cumprida de que uma língua de manicure,
deu-lhe uma chibatada tão aparetada a um coice de besta parida,
que ficô iscrito assim da taba dos quexo pa porta da orlha do individuo:
FIRESTONE
eu sei que nessa hora, no mei dos bandido,
tinha um que era do time do atista, rapai
do time da gente, num sabe?
e ele tava camuflado feito rapariga de pastô:
num tinha quem desconfiasse, rapaiz!
camuflado la por dento, e ele tinha um relógio, puxado pa telefone,
ai ele foi prum pé de parede cum relógio dele
aí passô o bizu pa puliça que tava lá em baixo
ele pégô o relógio e disse:
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá, num
sei que lá, num sei que lá,
contô tudinho à puliça
a puliça lá em baxo nos carro uvindo tudo pelos radio
e a puliça dos estado zunido, num se veste de puliça não!
se veste de adevogado!
Aí a puliça dento dos carro só fez pegá o rádio
e chamá os carro tudim dos estado zunido rapaiz:
acunhe, acunhe, acunhe, acunhe, todos os carro
acunhe, que o negocio é serio,
acunhe, acunhe, acunhe, acunhe,
aí os carro acunharo,os carro acunharo, acunharo
aí era mais carro em cima do prédio, de quê romero em cima de Pade Ciço
o prédio, rapai era um prédio grande,
tinha uns 2 ou 3 andá,
ou era um colégio de frera, ou era uma prefeitura
eu sei que num tinha quem entrasse:
um prédio todo de vrido, infeitado feito pintiadera de rapariga, num sabe?
aí a puliça tome corda, tome corda, tome corda, tome corda,
quando a gente pensava que era a puliça que ia subi por fora do predio pra salvá o atista,
aí veio o momento mais arrepiadô do filme, rapaiz!
foi quando chegô o atista principal, o atista salvadô!
e ele vêi num avião daquele, daquele avião que tem uma penera em cima, num sabe?
aí o avião vei e o avião num vuava não: era parado, viu!
o avião ficô parado em cima da prefeitura, pela capota de vrido a gente já via o atista, rapaiz
o atista forte com os peitão,
2 cinturão de bala, uma ispingarda da grussura dum cano de esgoto, rapai,
aí o atista fico assim na porta do avião
Ó o nome do atista: Arnô Saijinegue!
agora, num é esses arnô saijinegue do sertão, que dá no cu de todo mundo não!
é Arnô Saijinegue importado, ou é da Chequilováquia, ou é da Bolívia, tá entendendo?
Eu sei que o Arnô Saijinegue ficô9 na porta do avião
aí o chofer do avião olhô pra ele e disse: acunhe! Pode pulá!
ai ele pulô la de cima, pulô la de cima, bateu no telhado, furô a laje,
bateu mermo no lugá onde o atista tava preso com os bandido,
pego os bandido tudo desprevinido, comendo cuzcuz com leite, rapaiz,
eu sei que nessa hora, o atista pegô a ispingarda e disse:
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá,
num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá,
ói ele matô tudinho!
aí apariceu mais bandido, e foi briga de sê midida a metro!!
ele deu um tabefe no cor da orelha dum caba lá chamado
Mané Capado,
que ele borbuletô uns 2 palmo e caiu no chão feito uma jaca mole
aí teve um bandido, rapaiz, que homilhô o atista com uma dedada aonde as costa muda de nome.
Meu cumpadi, esse homi ofendido na região glútea virô uma fera
e entre a rapideiz da dedada e a imediatidade do êpa,
deu-lhe um berro nas oiça do sujeito que iscurrego na froxura e caiu sentado.
Nessa hora, meu cumpadi, o atista partiu pra cima dele
com um gênio de 150 siri dento de uma lata de querosene,
deu-le um sopapo no serrote dos dente,
que chuveu canino, molar, e incisivo, por 3 dia no sítio Boca Funda.
aí nessa hora, meu cumpadi, o bandido principal saiu num derrapo de velocidade,
ai o atista deu-lhe um chuvaréu de bala, meu cumpadi,
que a gente teve que se abaxá dento do cinema,
aquelas letrinha que passa lá no filme ele derrubô
umas 140, e eu ainda peguei umas 4: taqui pra você vê!!!
sábado, 26 de novembro de 2011
IGREJA CATÓLICA INICIA HOJE O NOVO ANO LITÚRGICO COM A CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO
EVANGELHO DO DIA (Mc 13,33-37)
Naquele Tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!"
PALAVRA DA SALVAÇÃO.
Saiba um pouco mais sobre o Tempo do Advento.
O Tempo do Advento
A palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre
Teologia do Advento
O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo. Ao serem aprofundados os textos litúrgicos desse tempo, constata-se na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor. Jesus que de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15) . O Advento recorda também o Deus da revelação, Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da missionariedade de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.
A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referencia e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.
Espiritualidade do advento
A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.
Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!
O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, "lutando até o sangue" contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.
No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus (e não dos bens terrenos), que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.
A Celebração do Advento
O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.
As vestes litúrgicas (casula, estola etc) são de cor roxa, bem como o pano que recobre o ambão, como sinal de conversão em preparação para a festa do Natal com exceção do terceiro domingo do Advento, Domingo da Alegria ou Domingo Gaudete, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do libertador que está bem próxima e se refere a segunda leitura que diz: Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto.(Fl 4, 4).
Vários símbolos do Advento nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser pendurada no prebistério, colocada no canto do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo salvador e luz do mundo brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. O círculo sem começo e sem fim simboliza a eternidade; os ramos sempre verdes são sinais de esperança e da vida nova que Cristo trará e que não passa. A fita vermelha que enfeita a coroa representa o amor de Deus que nos envolve e a manifestação do nosso amor que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus. A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa, nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.
Podemos também, em nossas casas, com as nossas famílias, mergulhar no espírito do Advento celebrando-o com a ajuda da coroa do Advento que pode ser colocada ao lado da mesa de refeição.
FONTE: comshalom.org
SAUDADES JOÃOALFREDENSES - Arquivo
Exclusivamente aos domingos
Coluna do Informativo Folha Popular de João Alfredo, editado em março de 2006.
1 – Sinto saudades da minha infância, fase que vivi intensamente no engenho do meu pai;
2 – Sinto saudade do Grupo Escolar Padre Francisco Donino, que pela estrutura funcional e sólida, poderíamos contemplá-lo como um marco na educação de João Alfredo. Porém, políticos inescrupulosos o destruíram parcialmente, descaracterizando em parte a história do município;
3 – Sinto saudade da minha adolescência, embora que a tenha vivido internado em um educandário;
4 – Sinto saudade da alfaiataria do Sr. Joquinha, da barbearia de Dedéu e da padaria do Sr. Né, onde se fabricava os melhores pães que já provei por toda minha vida;
5 – Sinto saudades dos passeios que fazíamos a Cavalo para a pedra da santa;
6 – Sinto saudade da ingenuidade das pessoas e do respeito que dispensavam uns aos outros;
7 – Sinto saudade dos passeios que aconteciam todas as noites após o terço onde as pessoas se encontravam, dialogavam ou namoravam;
8 – Sinto saudade da Festa de Santa Luzia, promovida anualmente pelo Sr. Pedro Carlos;
9 – Sinto saudade do cachorro-quente de dona Maria Julião, que se destacava pelo aroma e sabor inconfundível;
10 – Sinto uma saudade imensa do meu pai, da minha mãe e dos meus irmãos que já se foram;
Eu, que vivi nesta vida
Com tanta simplicidade
Não vou chorar de tristeza
Nem vou morrer de saudade
PROGRAMA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO DA TRABALHADORA RURAL ESTARÁ HOJE NO SÍTIO PAU SANTO
Depois da realização do mutirão durante o dia de ontem 26/11 no Clube Municipal de João Alfredo, a Superintendência Regional do INCRA de Pernambuco estará hoje no sítio Pau Santo das 08hs às 12hs na Escola Municipal João Ferreira da Silva, emitindo à documentação civil básica e trabalhista com Carteira de Identidade, Registro de Nascimento e Carteira de Trabalho. O “Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural “PNDTR é fruto de parcerias e acordos de cooperação técnicas firmadas entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, o INCRA e outros Ministérios, como o da Justiça, Previdência Social, Trabalho e Emprego; além do Banco do Nordeste do Brasil, FERC e Governo do Estado. A emissão de todos os documentos é gratuita.
SEMINÁRIO DISCUTE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O secretário executivo da SCJ Fernando Silva
O “Enfrentamento a violência letal contra crianças e adolescentes” foi debatido no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, durante toda a terça-feira (22/11). Os resultados obtidos pelo Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) em Pernambuco, projeto coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, foi um dos temas discutidos.
O Secretário Executivo dos Sistemas Protetivos e Socioeducativos, Fernando Silva, que representou a secretária estadual da Criança e da Juventude (SCJ), Raquel Lyra, na mesa de abertura destacou que a discussão é de extrema importância para o combate a violência contra crianças e adolescentes. “Vamos fazer uma avaliação da experiência do PPCAAM em Pernambuco para saber o que precisamos evoluir, para aplicá-lo tanto no âmbito estadual como municipal”, disse Silva.
O PPCAAM tem a finalidade de proteger crianças e adolescentes expostos a grave ameaça no território nacional. Os benefícios desta proteção podem ser estendidos a familiares e cônjuges, uma vez que ela é extensiva à jovens com idade até vinte anos.
O Secretário Executivo dos Sistemas Protetivos e Socioeducativos, Fernando Silva, que representou a secretária estadual da Criança e da Juventude (SCJ), Raquel Lyra, na mesa de abertura destacou que a discussão é de extrema importância para o combate a violência contra crianças e adolescentes. “Vamos fazer uma avaliação da experiência do PPCAAM em Pernambuco para saber o que precisamos evoluir, para aplicá-lo tanto no âmbito estadual como municipal”, disse Silva.
O PPCAAM tem a finalidade de proteger crianças e adolescentes expostos a grave ameaça no território nacional. Os benefícios desta proteção podem ser estendidos a familiares e cônjuges, uma vez que ela é extensiva à jovens com idade até vinte anos.
SECRETARIA DA CRIANÇA E DA JUVENTUDE E GOVERNO PRESENTE INAUGURAM DECORAÇÃO DE NATAL FEITA POR JOVENS DA FUNASE
O Programa Governo Presente dá início a mais uma semana de ações na cidade de Caruaru, desta vez em parceria com a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, responsável pela unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).
A programação começa na terça-feira (29.11), às 9h, com palestra de técnicos do Centro de Orientação e Apoio Sorológico - Coas/ Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, voltadas para reeducandos da Funase e seus familiares. A palestra é para lembrar o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro.
Na sexta-feira (02.12), pela manhã, os adolescentes da Funase recebem outra palestra, desta vez sobre a Importância do Esporte para a Saúde e Educação, com o diretor de Esportes da Secretaria de Educação, Wedson Bezerra. No período da tarde, será realizado um torneio de futsal está previsto para o período da tarde na quadra coberta da unidade entre reeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) x Centro de Internamento Provisório (Cenip). As famílias vão participar na torcida.
Paralelo a essa programação, durante a semana será finalizada a ornamentação de três canteiros da Praça do Rosário, um dos principais pólos do Natal FelizCidade no Centro de Caruaru. A praça receberá decoração especial de materiais recicláveis, confeccionada por jovens da Funase. O ponto alto se dará no sábado (03.12), com a inauguração oficial da decoração natalina, com a presença de autoridades, dos reeducandos e de seus familiares. O evento está marcado para começar às 20h.
O Programa Governo Presente - O Governo Presente de Ações Integradas é a articulação de 15 secretarias de estado que, juntas, executam ações de desenvolvimento social e inclusão produtiva, contribuindo para a redução das desigualdades. O Programa é uma linha de ação do Pacto Pela Vida, com foco na Prevenção Social do Crime e da Violência e está sob a coordenação da Secretaria de Articulação Social e Regional do Estado. Instituído como Lei Estadual em julho de 2011, o Programa expandiu sua atuação para o interior do Estado e funciona como um canal de participação efetiva da sociedade nas ações do Governo, voltadas para a prevenção social.
A programação começa na terça-feira (29.11), às 9h, com palestra de técnicos do Centro de Orientação e Apoio Sorológico - Coas/ Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, voltadas para reeducandos da Funase e seus familiares. A palestra é para lembrar o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro.
Na sexta-feira (02.12), pela manhã, os adolescentes da Funase recebem outra palestra, desta vez sobre a Importância do Esporte para a Saúde e Educação, com o diretor de Esportes da Secretaria de Educação, Wedson Bezerra. No período da tarde, será realizado um torneio de futsal está previsto para o período da tarde na quadra coberta da unidade entre reeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) x Centro de Internamento Provisório (Cenip). As famílias vão participar na torcida.
Paralelo a essa programação, durante a semana será finalizada a ornamentação de três canteiros da Praça do Rosário, um dos principais pólos do Natal FelizCidade no Centro de Caruaru. A praça receberá decoração especial de materiais recicláveis, confeccionada por jovens da Funase. O ponto alto se dará no sábado (03.12), com a inauguração oficial da decoração natalina, com a presença de autoridades, dos reeducandos e de seus familiares. O evento está marcado para começar às 20h.
O Programa Governo Presente - O Governo Presente de Ações Integradas é a articulação de 15 secretarias de estado que, juntas, executam ações de desenvolvimento social e inclusão produtiva, contribuindo para a redução das desigualdades. O Programa é uma linha de ação do Pacto Pela Vida, com foco na Prevenção Social do Crime e da Violência e está sob a coordenação da Secretaria de Articulação Social e Regional do Estado. Instituído como Lei Estadual em julho de 2011, o Programa expandiu sua atuação para o interior do Estado e funciona como um canal de participação efetiva da sociedade nas ações do Governo, voltadas para a prevenção social.
Assinar:
Postagens (Atom)