sexta-feira, 18 de novembro de 2011

I Semana da Consciência Negra de João Alfredo-PE





A comemoração do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 70, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.
O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria.
Em 2011 iniciaram-se as atividades relacionadas ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído pela ONU, como forma de fortalecer o compromisso político de erradicar a discriminação a descendentes de africanos.
Com o intuito de trabalhar a diversidade cultural dos afrodescentes, promovendo um debate sobre a igualdade racial no nosso município, além de provocar reflexões sobre as relações sociais discriminatórias e excludentes, predominantes na sociedade brasileira, o Centro da Criança e do Adolescente realizou diversas atividades visando consolidar e aprofundar o enfrentamento das desigualdades raciais, bem como o fortalecimento das expressões culturais e o resgate das tradições.
Iniciamos com o dia de penteado afro, que além de resgatar a identidade negra, é fundamental para elevação da auto-estima. Para dar visibilidade ao trabalho das cabeleireiras do Salão Afro Anastásia de Recife, realizamos um desfile de penteados onde a vencedora ganhou um book do Vc fest. No evento tivemos ainda desfile de bijuterias afro confeccionados pelos alunos sob a orientação da art educadora Kathiê. Para finalizar este grande dia, curtimos o som do DJ Marcelo.
No dia seguinte a programação contou com um cortejo do Maracatu de Brejinhos, que mais uma vez, trouxe a nossa cidade, o brilho de sua apresentação.
Os alunos do cca1, no dia 18, realizaram uma excursão educativa ao Parque União dos Palmares-AL, que preserva o território do Quilombo que mais resistiu na história e que abrigou o icone da luta pela liberdade do negro, Zumbi dos Palmares.
Visando socializar com a sociedade, realizamos um cinema na praça na sexta-feira. A exibição do filme Amistad foi presenciada por várias pessoas da nossa cidade, com destaque para a comunidade de Brejinhos.
Neste sábado, as rodas de capoeira dos programas sociais irão reunir-se na praça calumbi para dar mais brilho a esta grande comemoração, tendo em vista que esta arte é genuinamente brasileira,surgida nas senzalas e que resiste até os dias atuais. A cuminância deste evento dar-se no dia 20 de novembro, dia da consciência negra, com o Batizado de capoeira no Ginásio Djair Santos às 9h da manhã. Estarão presentes os mestres capoeiristas de Recife, que junto com o Mestre Dinho, realizarão a cerimônia, passando assim, a deixar de serem pagãos, os alunos de capoeira do CCA1, PETI, Projovem e da Roda de Capoeira da Rua. Em seguida, enceraremos com um bom samba.
Certos de que este é um projeto de sucesso, tanto pela relevância da temática, quanto pela grande participação da sociedade,agradecemos desde já à todos que compartilharam deste sonho que tornou-se realidade através do esforço e dedicação da família CCA1. Muito obrigada, Priscilla Cunha.

Priscilla Luana C.da Cunha
Assistente Social-CENTRO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE -CCA 1 de João Alfredo-PE

Nenhum comentário: