segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PROJETO TRIAGEM CATARATA BENEFICIA POPULAÇÃO JOÃOALFREDENSE




A Prefeitura Municipal de João Alfredo, através da Secretaria de Saúde e da Fundação Altino Ventura (FAV), realiza de 21 a 25 de novembro o Projeto Triagem Catarata. O objetivo do projeto é prevenir a cegueira e reabilitar a visão por catarata senil. A catarata é uma das principais causas de cegueira no Brasil, porém é totalmente curável através de cirurgia gratuita realizada pelo SUS. Para participar do Projeto, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 50 anos, com acuidade visual reduzida. Deverá ainda chegar a sede do NASF, que fica próximo a EREM Jarina Maia pela manhã até as 09:30h e pela tarde até as 13:30h para preencher a ficha de atendimento. Para preenchimento dessa ficha são necessários os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Por ordem de chegada os pacientes iniciarão por uma triagem de acuidade visual. Sendo detectada dificuldade, iniciarão o processo de dilatação. É importante lembrar que aqueles que usam óculos de grau durante a triagem permanecerão com ele. Passado o processo de dilatação, o paciente será atendido por um médico especialista em catarata que detectado esta, encaminhará para atendimento. Serão triados 500 pacientes durante a campanha, sendo 50 em cada turno, totalizando 100 por dia. Todas as cirurgias serão realizadas em parceria com a Fundação Altino Ventura.

Fundação Altino Ventura – Histórico

Fundada em 13 de outubro de 1986, a Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, credenciada pelo Sistema Único de Saúde [SUS], desenvolvendo inúmeros projetos de Prevenção à Cegueira e Reabilitação Visual na Capital [Recife], Região Metropolitana e Interior do Estado [Agreste, Sertão, e Zona da Mata], destinados à recém-nascidos, crianças, adultos e população da terceira idade.
A Fundação Altino Ventura é um hospital especializado em atendimento ambulatorial, cirúrgico, urgência e emergência e de SADT – Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento, de cunho filantrópico e beneficente. Através do trabalho científico, voltado para o ensino e pesquisa de forma ética e social, promove o desenvolvimento e a capacitação profissional na área oftalmológica, valorizando a relação médico-paciente e priorizando o sentimento de amor ao próximo.
Nos últimos 25 anos realizou mais de 6,2 milhões de procedimentos, entre eles 2.650.830 consultas, 2.988.597 exames, 173.503 cirurgias e 3.417 transplantes de córnea. Nas subespecialidades de catarata, glaucoma, córnea e doenças externas oculares, oftalmologia pediátrica e estrabismo, visão subnormal, retina e vítreo, órbita, uveíte e plástica ocular mais de 2 milhões e setecentos mil procedimentos.
Como Centro Nacional de Referência atende 850 pacientes por dia nos ambulatórios especializados, além de 350 pacientes/dia no setor da Emergência Oftalmológica 24 horas. Realiza cirurgias de pequena, media e alta complexidade.
Por intermédio da Central de Transplantes do Estado de Pernambuco, realiza, em média, 31 transplantes de córnea/mês, sendo responsável por 87% dos transplantes no Estado colocando-se entre as principais instituições do País. O setor de exames complementares realiza 600 a 700 procedimentos por dia 
Missão
Prestar serviços médicos oftalmológicos de pequena, média e alta complexidade à população de baixa renda do estado de Pernambuco e capacitar profissionais de diversas especialidades através de seus cursos de Especialização e fellow em oftalmologia, credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia [CBO] desenvolvendo pesquisas médicas, proporcionando a reabilitação visual e a reintegração do homem à sociedade.

Saiba mais sobre a Fundação Altino Ventura
Acesse: www.fundacaoaltinoventura.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! A todos da saúde. Que trabalho bonito.

Anônimo disse...

Parabéns!