domingo, 20 de novembro de 2011
BATIZADO DE CAPOEIRA ENCERRA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM JOÃO ALFREDO
Depois de uma semana de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Foi realizado na manhã deste domingo 20/11 no Ginásio Poliesportivo Djair Santos, o Batizado de Capoeira com a participação dos alunos dos Programas Sociais PETI, PROJOVEM, VIDA NOVA (CCA1) e do Grupo de Capoeira de Rua Mestre Índio, (projeto desenvolvido aos domingos pela manhã com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência Social de João Alfredo). O evento marcou o encerramento da I Semana da Consciência Negra realizada nesta cidade e contou com a participação de 80 adolescentes que receberam a graduação de acordo com os seus conhecimentos e com o tempo de prática na capoeira. Cada Graduação é representada por uma cor no cordel, que é amarrado na calça do capoeirista do lado direito.
No período inicial das aulas de capoeira, os alunos são chamados de “pagãos”, ou seja, eles não foram ainda batizados. O batizado de capoeira representa o momento em que os alunos recebem a sua primeira graduação pelo grupo. O dia do batizado é um dia de grande importância para os capoeiristas, posto que, nesse dia os novos capoeiras são apresentados à comunidade capoeiristica, joga com outras pessoas e desfrutam da oportunidade de conhecer os mestres mais antigos.
O evento contou ainda com a participação do contramestre Dinho e do mestre da cidade do Recife. Vale destacar as presenças dos professores do PETI, PROJOVEM, VIDA NOVA (CCA1) e de toda equipe organizadora do evento: Priscilla Cunha (assistente social do CCA1), Roseane Santana (coordenadora do CCA1), Elcio Ricardo (psicólogo do CCA1), Doraci Almeida (coord. Administrativa do CCA1), Geovanni Ferreira (coordenador do Projovem Adolescente), Marta Augusta (coordenadora do PETI) e da equipe de apoio da Secretaria de Assistência Social de João Alfredo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário