quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DECIDE DESTINO DE EMENDA PARA A SAÚDE EM JOÃO ALFREDO-PE

Vice-prefeito, vereadores, sociedade civil organizada e população, reuniram-se na manhã de ontem, dia 30 de novembro, na sede da Câmara Municipal de João Alfredo, para eleger de forma aberta os recursos da ordem de R$ 600.00,00 de origem da bancada federal destinado à Saúde, que será enviado ao município através de Emenda Popular.  

A chamada “Emenda Popular”, que está sendo implementada pelo Governo Federal busca saber dos municípios qual a melhor aplicação para os recursos a eles destinados. As emendas populares são a principal inovação do relatório preliminar à proposta de Orçamento para 2012 (PLN 28/11). O parecer, do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi aprovado na Comissão de Orçamento no último dia 10.
Na ocasião a população pôde escolher em qual área da saúde o dinheiro a ser enviado será investido.

As ações consistiam em Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde; Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares para Prevenção e Controle de Agravos; Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de água; Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Esgotamento Sanitário; Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de manejo de resíduos sólidos; Serviço de Atenção às Urgências e Emergências na Rede Hospitalar.

Após as explanações, explicações e debates de como serão aplicados os recursos, foi feito o procedimento de votação onde todas as pessoas presentes participaram e foram responsáveis pelo destino do recurso que será enviado, atendendo assim o objetivo das emendas populares.

A prioridade votada e escolhida com mais de 90% foi a otimização nos Serviços de Atenção às Urgências e Emergências na Rede Hospitalar,especialmente na ampliação e reforço nos equipamentos da Unidade Mista Joana Amélia Cavalcanti. 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de João Alfredo, Wilson França (PP), comandou a Audiência Pública e inicialmente explicou cada uma das possibilidades que poderiam ser escolhidas. 

Wilson França se diz satisfeito pela participação da população. “Deixa-me muito feliz enquanto chefe do Legislativo ver esse comprometimento da população com as ações da administração; é muito importante termos a oportunidade de dividir a nossa responsabilidade em destinar esses recursos que irão atender diretamente os anseios das pessoas”, disse o vereador. 

O prefeito Severino Cavalcanti (PP) não participou da audiência porque se encontra em Brasília – DF a trato de interesses do município.



FONTE: Dimas Santos
Fotos: EQUIPE FEST

Nenhum comentário: