sábado, 3 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011 - POLÍTICA


Acontecimentos que marcam o ano na política do Brasil.
  
01 DE JANEIRO DE 2011
Dilma Rulsseff toma posse como Presidenta

Com o apoio de Lula, petista torna-se a primeira mulher a chegar ao Palácio do Planalto.

Depois de passar por uma intensa campanha eleitoral contra o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), a petista Dilma Rousseff é empossada como presidenta da República, marcando a chegada da primeira mulher ao Palácio do Planalto. Ao assumir o posto deixado vago após a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a petista se depara com a tarefa de montar o novo governo e manter a coesão da base aliada no Congresso. Dilma também enfrenta o desafio de manter os altos níveis de popularidade registrados durante a gestão do antecessor. Seu discurso na cerimônia de posse foi marcado por agradecimentos aos partidos aliados e apelos às siglas de oposição.

09 DE FEVEREIRO DE 2011
Gilberto Kassab Idealiza o PSD

Prefeito de São Paulo toma a decisão de deixar o DEM para dar origem a um novo partido

 Pouco a pouco, começa a sair do papel a proposta idealizada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de criar um novo partido na cena política nacional. Embora nesta época ainda permaneça no Democratas, o prefeito já tem pronto até mesmo um rascunho de como será o estatuto de sua nova legenda. De um lado, o prefeito se move para recrutar adesões de outros políticos insatisfeitos com seus partidos ou interessados na eleição de 2012. Do outro, começa a ensaiar um discurso que, aos poucos, aproxima a nova sigla do governo da presidenta Dilma Rousseff, sem romper os laços com os setores do PSDB que lhe permitiram chegar ao comando da prefeitura paulistana.

04 DE MARÇO DE 2011
Jaqueline Roriz Recebe Dinheiro em Vídeo

Denuncia envolvendo deputada reacende escândalo do mensalão do DEM no DF


Imagens em vídeo gravadas pelo delator do escândalo no Distrito Federal, Durval Barbosa, mostram a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) recebendo um maço de dinheiro. A deputada é filha do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz. A gravação reacende o escândalo revelado pelo iG sobre a cobrança de propina e distribuição de dinheiro no governo de José Roberto Arruda, que ficou conhecido como o mensalão do DEM. As imagens, no entanto, datam de 2006, antes portanto do início do mandato parlamentar de Jaqueline. Na mira da oposição, a deputada passa a responder a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

10 DE ABRIL DE 2011
Dilma Completa 100 dias de Governo

Presidenta traça primeiros desafios e começa a imprimir sua marca na administração federal

A presidenta Dilma Rousseff chega ao fim de seus primeiros 100 dias no cargo. O jeito de durona da nova presidenta já provoca alterações na rotina do Palácio do Planalto e muda a relação entre o governo e partidos da base aliada. Dilma, aos poucos, começa a firmar posições nem sempre alinhadas à do antecessor Luiz Inácio Lula da Silva e passa a delegar a auxiliares funções mais técnicas e gerenciais. Por outro lado, a presidenta enfrenta a preocupação com a cena econômica internacional e uma possível volta da inflação. Na primeira etapa do governo, Dilma conseguiu atingir índices de popularidade semelhantes aos registrados no início do governo Lula.

14 DE MAIO DE 2011
Lula aposta em Haddad para eleições 2012

Ex-presidente assume papel  de articulador da pré candidatura do Ministro à prefeitura paulistana

Depois de uma largada tímida nas articulações para a eleição de 2012, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decide retomar de vez o projeto de transformar o ministro da Educação, Fernando Haddad, no novo nome do PT nas urnas em São Paulo. Lula assume em definitivo o papel de principal articulador político da pré-candidatura do ministro da Educação à prefeitura paulistana. Apesar da resistência de setores do PT paulista, Lula começa a conversar com dirigentes para deixar clara sua opção para a disputa. Também se empenha em tornar o nome do ministro competitivo diante de outras opções colocadas para a vaga, como a senadora Marta Suplicy.

07 DE JUNHO DE 2011
Antonio Palocci deixa o Governo

Desgastado por denuncias de enriquecimento ilícito, chefe da Casa Civil pede demissão

Após sucessivas denúncias de suposto enriquecimento ilícito, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, pede demissão do cargo. A saída ocorre após o Planalto avaliar que o impacto da crise aberta pela notícia da multiplicação de seu patrimônio tornou-se irreversível. Dilma decide indicar a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) como substituta de Palocci, com base na ideia de que sua função será a de “acompanhamento de projetos”. A opção obriga a presidenta a fortalecer a articulação política – Ideli Salvatti (PT-SC) se torna a nova ministra de Relações Institucionais e seu antigo cargo, a Pesca, vai para Luiz Sérgio (PMDB-RJ).

01 DE JULHO DE 2011
Fala de Jobim causa desconforto

Em homenagem a FHC, Ministro diz que hoje precisa  de compreensão com idiotas

Durante um evento organizado em homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, chama a atenção ao dizer que agora precisa de  "tolerância e compreensão com os idiotas". A declaração foi feita num trecho do discurso em que Jobim comparava sua passagem pelo governo do tucano e sua atuação na gestão da presidenta Dilma Rousseff. O caso provocou reação imediata e levou a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a vir a público para negar a existência de uma nova crise no governo da presidenta petista. Segundo a ministra, está tudo “tranquilo” entre Dilma e o ministro da Defesa.

02 DE AGOSTO DE 2011
Espionagem política em SP vem à tona

iG Revela que Polícia Civil comandou arapongagem  política já no período democrático  

Reportagem especial do iG revela que a Polícia Civil de São Paulo espionou clandestinamente partidos, líderes políticos, autoridades estaduais e nacionais, movimentos sociais, igrejas e sindicatos até 1999, quase 15 anos depois do fim da ditadura militar (1964-1985). Em uma central de arapongagem política em pleno período democrático, o Departamento de Comunicação Social da Polícia Civil (DCS), infiltrava agentes em assembleias sindicais e reuniões partidárias, fotografava e documentava atos políticos e acompanhava de perto as principais lideranças e entidades sem que houvesse indício de crime.

01 DE SETEMBRO DE 2011
Kassab cumpre requisitos e cria PSD

Novo partido nasce com bancada composta por mais de 50 deputados

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, consegue cumprir todos os requisitos legais e cria seu novo partido político, o PSD. Dizendo estar empenhado agora em atrair mais filiados, o prefeito, numa primeira etapa, formalizou o registro em nove Estados. Seriam necessárias 490 mil assinaturas para registrar o partido nacionalmente, mas a equipe de Kassab apresentou 581 mil. A legenda nasce com o projeto de montar uma bancada de pelo menos 58 deputados e, desta forma, ultrapassar partidos tradicionais no Congresso, como o PSDB. A ideia é ficar atrás apenas do PT e do PMDB, que possuem, respectivamente, 86 e 80 parlamentares.

26 DE OUTUBRO DE 2011
Orlando Silva deixa Ministério do Esporte

Aumento das pressões leva Ministro a se demitir ; Dilma coloca Aldo Rebelo na vaga

 No centro da crise sobre um suposto esquema de desvios por meio de convênios com ONGs, o ministro do Esporte, Orlando Silva (PC do B-SP), não resiste às pressões e deixa o cargo no governo. Diante da abertura de inquérito sobre o caso no Supremo Tribunal Federal para apurar as denúncias de corrupção, ele decide atender ao pedido do Palácio do Planalto e entrega a demissão. Até mesmo o ex-jogador Pelé, que foi ministro de FHC, é cotado para o posto. Fala-se, também, na possibilidade de buscar um nome interino. O governo, no entanto, acaba concordando em manter a pasta com o PC do B, que por fim indica o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).

18 DE NOVEMBRO DE 2011
Dilma cria Comissão da Verdade

Presidenta sanciona lei que cria órgão para investigar crimes na ditadura

A presidenta Dilma Rousseff sanciona a lei que cria a Comissão da Verdade, pondo fim a um imbróglio que se arrastava desde o governo Lula. O órgão tem por objetivo investigar crimes contra direitos humanos ocorridos durante o período da ditadura militar. A iniciativa ganha elogios na cena internacional e é comemorada, por exemplo, pela ONU, segundo a qual o Brasil caminha para “curar as feridas do País”. O órgão, no entanto, pede que sejam dados passos adicionais nesse sentido. Na mesma data, a presidenta da República sanciona também a Lei de Acesso à Informação, que acaba com o sigilo eterno de documentos sigilosos.


FONTE: ultimosegundo.ig.com.br

Um comentário:

Amanda disse...

Outra mentira, atrelada a essa, é que Jaqueline recebeu R$ 60 mil de suas mãos para trabalhar por Arruda. Como filha de Roriz, ela fazia tudo o que seu pai mandava – inclusive apoiar Abadia. Aliás, basta recorrer ao noticiário da época para confirmar que ela trabalhou, sim, pela candidatura de Abadia contra a do Arruda.De resto, é importante salientar que há duas semanas o Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu, por unanimidade, que não procede a acusação de Durval de que o dinheiro que Jaqueline recebeu das mãos de Durval foi a mando de Arruda.