sábado, 24 de dezembro de 2011

ENCONTRO ESTADUAL DA CNB REUNIU VÁRIAS LIDERANÇAS E MILITANTES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


 Senador Humberto Costa 

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco através da sua corrente interna Construindo um Novo Brasil realizou no último dia 22/12 no Hotel Jangadeiro em Recife, o Encontro Estadual da CNB/PE. O evento teve como objetivos debater estratégias organizativas para as Eleições 2012, sintonizando o presente com o futuro da CNB; Alinhar a conjuntura política, traduzindo na discussão com os rumos da Eleição 2012, visando o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores. Na abertura do evento, Dilson Peixoto falou sobre o processo de redemocratização do Brasil e fez um breve histórico do partido dos Trabalhadores. O Secretário de Governo Maurício Rands, ressaltou a identidade petista destacando que todos os problemas de conflitos e dificuldades são menores que as virtudes e as conquistas do partido. Já o deputado Federal e presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores Pedro Eugenio, fez um balanço do partido no estado e destacou que o grande desafio será eleger o maior número de prefeitos em Pernambuco. 
Presidente Estadual do PT Pedro Eugênio 

Na ocasião foi aprovada uma nota em que a corrente reafirma os compromissos com as gestões federal, estadual e municipal e fez um apelo pela unidade da legenda em todos os municípios, principalmente no recife. “Defendemos que as democráticas divergências sejam superadas com toda urgência”, diz o texto. O grupo defende um prazo para que os problemas do partido sejam resolvidos até fevereiro de 2012 e que sejam definidas “candidaturas competitivas que fortaleçam a unidade do PT e das forças aliadas. Ao final do encontro, foi concedida uma coletiva a imprensa de Pernambuco. Além das presenças do Presidente Estadual do PT Pedro Eugenio, do secretário de Governo Marício Rands e Dilson Peixoto, estiveram presentes ao evento o Senador Humberto Costa, O deputado Estadual Odacir Amorim, Angela Cristina, Sergio Goiana (representante da CUT), Jurandir Liberal (presidente da Câmara do Recife), lideranças políticas do partido e vários pré-candidatos a prefeitos e vereadores no estado.

Secretário de Governo Maurício Rands e Geovanni Ferreira

    Saiba mais sobre a CNB

Construindo um novo Brasil (CNB) é uma corrente interna do PT, da qual fazem parte alguns dos principais ministros do nosso governo e o próprio Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros quadros importantes.

A corrente Construindo um Novo Brasil nasceu em 1983, a partir do Manifesto dos 113, que buscou organizar o grande número de militantes que se reunia em torno das tendências existentes, oriundas das vertentes da esquerda histórica.

O objetivo era alargar os horizontes e destravar o debate interno para dar conta dos desafios que se apresentavam à novíssima esquerda que nascia no Brasil e encontrava no PT seu principal canal institucional.

Inicialmente, a corrente denominou-se Articulação-Unidade na Luta. Depois agregou outros grupos, até formar, já nos anos 2000, o Campo Majoritário – maioria política que comandou a eleição de Lula em 2002.
Após a crise de 2005, o campo passou por um processo de reorganização. Em 2007, foi rebatizado de CNB e, após o PED de 2009, junto a outras correntes, voltou a ter maioria no Diretório Nacional do PT – além de conquistar 22 dos 27 Diretórios Regionais do Partido.

Algumas das principais formulações estratégicas na história do PT partiram desta corrente. Entre elas destaca-se a resolução adotada no 5º Encontro Nacional do partido, em 1987, quando o PT decidiu que disputaria o Poder Executivo com vocação de governar – passo fundamental para as vitórias que vieram a partir de 1988.

Foi igualmente por iniciativa desse grupo que, em 2001, o PT decidiu ampliar a política de alianças e indicar José de Alencar como candidato a vice na chapa presidencial, movimento que ajudou a garantir a vitória nas eleições do ano seguinte.       

Nenhum comentário: