Estudantes lotaram o Clube Municipal de João Alfredo na festa de entrega dos certificados do PROERD.
A Prefeitura Municipal de João Alfredo, através da Secretaria de Educação e Polícia Militar de Pernambuco realizou na tarde desta sexta-feira 16/12, a solenidade de formatura do Proerd. O evento contou com a participação de 186 alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais: Heliodoro Gonçalves de Arruda, Marcio Xavier de Moura, José André Filho e João Ferreira da Silva. Vale destacar as presenças do sargento Justino e soldado Rivaneide (instrutores do PROERD); da Secretária de Educação Eklaydja Farias; Severino Cavalcanti (Prefeito); Dimas Santos (vice-prefeito); Olga Milet (Secr. de Governo); Vanessa Pereira (Representante da Secr. de Saúde); Marta Augusta (Coordenadora do PETI); Claudio Nunes e Deywson Lima (conselheiros tutelares) e de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) vem sendo desenvolvido no Estado de Pernambuco desde o ano 2000 e na cidade João Alfredo desde 2008. O Proerd é um Programa de caráter preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, voltado para crianças do ensino fundamental e desenvolvido no Brasil por policiais militares. O policial que se candidata ao curso de formação de docentes Proerd tem de preencher uma série de requisitos e, além disso, passar por uma banca examinadora, composta por pedagogo, psicólogo e representante do Programa que analisam se o candidato se encontra apto para se tornar instrutor. O Programa é formado por 17 lições, com aulas ministradas uma vez por semana, aplicadas ao longo do semestre letivo por policiais militares fardados e desarmados. Os mesmos são acompanhados pelos professores responsáveis da turma. Atualmente, o Proerd é desenvolvido em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
As 17 lições desenvolvidas ao longo do Programa tem como objetivo:
· Adquirir as habilidades conhecidas para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros quanto ao oferecimento de drogas;
· Desenvolver a autoestima;
· Aprender técnicas de como ser seguro;
· Aprender a lidar com o stress e a resolver conflitos;
· Tomar decisões por si próprio;
· Ajudar na redução da violência;
· Considerar a conseqüência dos atos de vandalismo e de violência;
· Construir habilidades de comunicação;
· Resistir ao envolvimento com gangues;
· Adquirir noções de cidadania;
· Aprender maneiras de dizer não às drogas.
O Proerd oferece ainda uma variedade de atividades interativas-construtivas, que levam em consideração as experiências do cotidiano dos alunos e, sobretudo, exploram suas potencialidades. As aulas são bastante dinâmicas, há a participação de grupos e aprendizado cooperativo, por meio de dramatizações e estudos de casos. O programa anseia por uma expansão maior e tem por objetivo atingir todas as cidades pernambucanas.
Geovanni Ferreira.
Geovanni Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário