quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CULTURA, ARTES E INCLUSÃO SOCIAL NO I FESTIVAL DE ARTES DO PETI DE JOÃO ALFREDO-PE




                A Secretaria de Assistência Social de João Alfredo, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizou ontem, o I Festival de Artes do PETI. O evento foi o resultado de um sonho da monitora Marta Nemésio, que foi abraçado por toda equipe do Programa. O I Festival de Artes do PETI teve como objetivo apresentar um pouco do trabalho e atividades que são desenvolvidas no dia-a-dia do citado Programa, mas que muitas vezes são pouco conhecidas, no entanto, fazem muita diferença na vida destas crianças e jovens.
Atualmente o PETI conta com uma equipe de aproximadamente 30 monitores e oficineiros que se dividem nas atividades do dia-a-dia. Tem como coordenadora geral Marta Augusta e mais de 500 alunos divididos em 14 núcleos: Antas, Brejinhos, Campos do Borba, Capau, Cidade, Lagoa Funda, Melancia, Olho D’água Cercado, Oswaldo Lima, Pau Santo, Pedra do Manso, Ribeiro Grande, Roque e Tamanduá.  
O PETI é um projeto que atende crianças e jovens de 7 a 15 anos em atividades diárias, de segunda a sexta-feira, no contra turno escolar. É um programa preventivo, que estimula a potencialidade das crianças e adolescentes buscando o desenvolvimento integral, oportuniza acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer e cultura, bem como a convivência familiar e comunitária. Em João Alfredo, o programa oferece aulas de futebol, atletismo, música, capoeira, dança e artes.
Abrindo as apresentações do Festival de Ares, os alunos do núcleo cidade que tem como professores Naelson e Betânea, apresentaram através de teatro, música e vídeo um pouco sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram apresentadas também, danças populares, hip hop e apresentações da orquestra de violinos e flautas do PETI. Vale destacar também, a apresentação do grupo de capoeira do PETI e do Coral que encerrou o evento levando a todos uma mensagem de reflexão sobre a vida e nossa missão no planeta.
Parabéns a Secretaria de Assistência Social e a todos que fazem o PETI de João Alfredo pela realização deste evento.

Geovanni Ferreira.





















4 comentários:

Anônimo disse...

FOI MARAVILHOSO O 1º FETIVAL DO PETI, VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS MARTA POR ESSA INICIATIVA GRANDIOSA.

Marta Augusta disse...

Obrigada Geovanni,pelo apoio de sempre e pela bela mensagem.

**Priscilla** disse...

Parabéns!Foi um grande Festival.Orgulhosa demais pelo trabalho coordenado pela minha amiga Marta Augusta.=)

olga cavalcanti disse...

Fiquei muito feliz em saber que foi um sucesso. Infelizmente nao pude estar presente nem o Prefeito, por se encontrar em Brasília. Mas este festival prova que o que as pessoas precisam sao de oportunidades para apresentarem o melhor de si e isto a Prefeitura de Joao Alfredo tem proporcionado. Parabens a todos os monitores do Peti e a todos os alunos que abrilhantaram esta festa. Em especial a Martinha que tem liderado sua equipe com muito carinho, humildade e acima de tudo confiança obtendo resultados nunca vistos em Joao Alfredo.

Parabens a todos!!

Olga