segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

DIOCESE DE NAZARÉ RECEBE SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Praça da catedral em Nazaré da Mata repleta de jovens



A Diocese de Nazaré parou hoje (15), para receber a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora. A Festa iniciou no distrito de Guadalajara em Paudalho e seguiu em carreta, passando por Carpina, Tracunhaém até chegar a Nazaré, coração da diocese.

O fim da manhã e o início de tarde foi de pura animação na quadra do Colégio Santa Cristina. Por volta das 15h, os símbolos saiu da quadra em procissão penitencial pelas ruas de Nazaré com a meditação sobre o PAI-NOSSO. Ao chegar no pátio da catedral foi celebrada um missa, presidida por dom Severino Batista e concelebrada por dom Bernadino Marchió (bispo de Caruaru e responsável pela JMJ no Regional Nordeste 2), além de muitos padres da diocese de Nazaré e de outras localidades.

Milhares de jovens participaram da missa e do show do padre Antônio Maria, Banda Vox Dei e outras que seguiram com a festa.

A JMJ é o maior encontro global de jovens com o Papa que se realiza a cada três anos num lugar do mundo. A última edição aconteceu em 2011 em Madri, na Espanha e reuniu um público de vários países. No Brasil a programação do evento contempla catequeses, palestras, shows e um encontro com o Papa Bento XVI. Também está prevista a instalação de 27 palcos, espalhados por todo o RJ, que representarão os estados brasileiros.


História- Desde 1984 a Cruz dos Jovens peregrina pelo mundo. O objeto possui 3,8m e era usado como símbolo da fé católica ao lado do altar principal da Basílica de São Pedro, em Roma. Naquele ano, ela foi entregue, pelo Papa João Paulo II, aos jovens que participavam de um encontro em Roma, com a delegação de que eles a levassem por todo o mundo, como sinal de evangelização. Em 2003, uma réplica do Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, de 1,18 m e 15kg, também dada pelo santo padre polonês, juntou-se a essa romaria. Desde então esses objetos tornaram-se os principais símbolos da JMJ e percorrem os países que sediam o encontro.

No Brasil, a peregrinação está sendo organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em dezembro de 2012, após percorrer todos os estados brasileiros os artigos seguirão para o Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile. Já em janeiro de 2012, retornam para o Brasil onde continuam a jornada pelos estados até julho de 2013, quando acontece a JMJ, no Rio de Janeiro.


FONTE: Obra de Maria

Nenhum comentário: