quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PREFEITURA, POLÍCIA MILITAR E REPRESENTANTES DOS BLOCOS DEFINEM AS DIRETRIZES PARA O CARNAVAL DE JOÃO ALFREDO


Capitão Sérgio Gomes (comandante da PM de João Alfredo)



A Prefeitura de João Alfredo através da Diretoria de Cultura em parceria com 22º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco realizou na manhã de ontem (19) no Clube Municipal, uma reunião com os representantes dos blocos carnavalescos da cidade. A reunião teve como principal objetivo esclarecer aos donos e organizadores de blocos, as diretrizes da Lei nº 14.133 de 30 de agosto de 2010, que dispõe sobre a regulamentação de shows e eventos artísticos, acima de 1.000 (mil) expectadores no âmbito do Estado de Pernambuco.  

A reunião teve início com as palavras do diretor de Cultura Rafael Chaves que agradeceu a presença de todos e fez um breve resumo de como será o carnaval 2012 na cidade. Segundo Rafael, a programação começa no dia 11 com o Bloco dos Músicos. Na terça feira dia 14 será a vez do Carnaval da Ação Social e Grupo da Melhor Idade. Na quarta dia 15 o Carnaval da Saúde e na sexta-feira dia 17/02 começa a programação no “Espaço da Alegria”.  Ainda de acordo com o diretor de cultura, a prefeitura está estudando a possibilidade de implantar pólos de evento na zona rural do município e destacou que independente de ser Pólo ou não, João Alfredo não vai deixar a desejar nos festejos carnavalescos.


Representando a Secretaria de Saúde, Dr. Geraldo frisou que no período carnavalesco o Hospital da cidade ganhará um reforço no efetivo de profissionais para atender a demanda. Destacou ainda que será disponibilizado para os blocos apoio de uma ambulância e técnicos da saúde para o cortejo nas ruas da cidade.

Rafael Chaves (Dir. de Cultura)

O Capitão Edvaldo (representante do Major Leonardo), solicitou que os blocos informem com antecedência ao Batalhão da PM através de ofício, os dias, horário e percurso evento para que seja providenciado um efetivo que atenda as necessidades de cada evento. Destacou a Lei 14.133 e entre outras coisas, frisou o art. 6° da mesma Lei que diz que será proibida a comercialização de qualquer tipo de bebidas em recipientes e copos de vidros. Entretanto, foi esclarecido que não será proibida a distribuição de bebidas através de garrafas, desde que os foliões não tenham acesso às mesmas e que a bebida seja servida por uma equipe de apoio em caneca de plástico.

Capitão Edvaldo

A presidente COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Alfredo) Izailda, alertou para a responsabilidade de cada bloco no sentido de coibir o acesso dos foliões menores de idade a bebida alcoólica. De acordo com a presidente do COMDICA, os diretores de cada bloco são como pais de famílias, os quais têm a responsabilidade de cuidar do seu bloco cumprindo o que a lei determina e finalizou suas palavras destacando que é importante deixar a criança brincar como criança, deixando elas longe das drogas.

Por último, o vice-prefeito Dimas Santos que este ano é o homenageado do Carnaval 2012, disse estar confiante que João Alfredo mais uma vez realizará o melhor carnaval da região, independente de ter sido escolhido pelo Governo do Estado como Pólo de animação da região Agreste. Segundo ele, o que faz o carnaval de João Alfredo ser grande não são as atrações de renome nacional e sim, a alegria e receptividade do nosso povo. Destacou ainda a importância dos horários dos blocos, sobretudo no domingo quando os blocos estendem seus eventos com a programação do palco principal.
Vice-prefeito Dimas Santos 

Estiveram presentes o diretor de Cultura Rafael Chaves; vice-prefeito Dimas Santos; Wilson França (presidente da Câmara); Capitão Sérgio Gomes (comandante da PM de João Alfredo); Capitão Edvaldo; Isailda (presidente do COMDICA); os conselheiros tutelares: Zé Maria, Jideone e Malena; Dr. Geraldo (representante da Ser. de Saúde); Poliana Rocha; Taciana Pereira (Secretária de Assistência Social) e o Diretor de Meio Ambiente Eliathat Cordeiro.

De todos os blocos convidados para a reunião estiveram presentes Geovanni Ferreira (Garotos Inocentes); Danilo Augusto e David (Bloco Boi Cabeludo - Brejinhos); Ronaldo Pereira (Gaviões da Fiel); Tony (Na Maciota); Marinho (Sport Folia); Wellington (Burro Pocotó); Berenice (Homem da Meia Noite); Alexandre Moura (Cornurso); André e Maycon (ADP); Zequinha (Camarote VIP); Sandro (Bloco dos Músicos); Zeza (Rosa Chiclete); Dada (Bloco do Muído).    
Representantes dos blocos   


Um comentário:

Paulo Gustavo G. B. C. de Souza disse...

Quero justificar minha ausência nesta reunião pois no mesmo dia estava participando da 1ª reunião do ano do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida em Recife por estar respondendo pelo expediente da 16ª Delegacia Seccional.
Gostaria de informar que a Seccional estará com três delegacias de plantão durante o carnaval. Limoeiro, Bom Jardim e Surubim. Todos os flagrantes que houver em João Alfredo será encaminhado para Bom Jardim em vez de Limoeiro, facilitando o deslocamento da Polícia Militar por ser mais próximo.
Atenciosamente
Paulo Gustavo G. B. C. de Souza
Delegado de Polícia de João Alfredo.