quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

QUATRO INTERNOS DA FUNASE DE PERNAMBUCO SÃO PRESOS POR SUSPEITA DE MATAR COLEGAS


Suspeitos são maiores de idade e foram levados ao Cotel, em Abreu e Lima. Direção doz que três internos fugiram , mas dois foram recapturados.


Do G1 PE

Quatro reeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), todos maiores de idade, foram presos nesta quarta-feira (11) sob suspeita de envolvimento na morte de três outros internos durante a rebelião ocorrida na noite anterior. Os quatro foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde prestaram depoimentos e seguiram para o centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. A informação foi dada pela direção da Funase nesta tarde.

A Funase também abriu sindicância para apurar administrativamente os conflitos ocorridos na noite de terça-feira (10) e manhã de quarta (11) na unidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a direção, apenas um dos 16 feridos durante os  motins continua internado - nove haviam sido encaminhados para hospitais para receber atendimento médico. A direção confirmou ainda que três internos foram assassinados por outros reeducandos - dois tiveram os corpos carbonizados e um deles ainda foi decaptado. Na segunda rebelião, nesta manhã, três internos conseguiram fugir, mas dois já foram recapturados.
Diretor-presidente da Funase, Alberto Vinícius do Nascimento (Foto: Luna Markman/G1 PE)Diretor-presidente da Funase, Alberto Vinícius do
Nascimento (Foto: Luna Markman/G1 PE)
O diretor-presidente da Funase, Alberto Vinícius do Nascimento, acredita que o afastamento do antigo diretor da unidade, o coronel Leandro da Silva, foi o principal motivo da rebelião. O coronel foi afastado do cargo pela Justiça, em novembro do ano passado, atendendo a um pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que o denunciou por maus tratos. O MPPE encontrou na unidade uma espécie de sala de castigo de internos. "Nós não concordamos com a acusação e estamos usando todos os argumentos para inocentá-lo. Os internos gostavam da direção, que nos últimos quatro anos não registrou nenhuma ocorrência. O afastamento dele deixou a unidade fragilizada", comentou o diretor-presidente, que ainda informou que não se cogita o desligamento da atual diretora da unidade do Cabo, Maria Suzete Lúcio.

Superlotação

A superlotação da unidade também foi apontada como fator motivador das rebeliões. Antes da confusão, eram 368 jovens de 16 a 21 anos em um espaço planejado para 166. "Ainda vamos avaliar o remanejamento dos internos de acordo com a situação da unidade", disse Alberto Vinícius do Nascimento. Das seis alas, uma ficou completamente destruída e outras duas, parcialmente danificadas.

Segundo o diretor-presidente, três novas unidades, previstas para serem entregues até dezembro de 2011, não foram concluídas. "Nós esbarramos em alguns problemas, como falta de verba e a resistência da população contra a instalação das unidades na cidade", comentou.

De acordo com a coordenação técnica da Funase, duas unidades em Vitória de Santo Antão e Jaboatão dos Guararapes estão em obras e devem ser finalizadas até este primeiro semestre, abrindo cerca de cem novas vagas para internos do sexo masculino. Para 2013, está prevista a entrega de um Centro de Atendimendo Socioeducativo para mulheres, também em Jaboatão, com 72 vagas
.

Nenhum comentário: