sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012: O MAIS TRANQUILO DOS ÚLTIMOS 7 ANOS



Carnaval 2012: o mais tranquilo dos últimos 7 anos
O Secretário Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho avaliou como positivo o balanço do Carnaval deste ano. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (23) durante coletiva no auditório da SDS. Dentre os números preliminares apresentados, o destaque ficou para os Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI no período da 0h da sexta-feira (17) às 24h da quarta-feira (22) em Pernambuco, resultando numa queda de 11,5% em relação ao ano passado. Foram 78 homicídios no ano anterior contra 69 em 2012. A redução é ainda maior se for considerado o período do carnaval dos anos de 2006 a 2012 quando foi contabilizada uma redução 31%.
O aumento do efetivo lançado neste Carnaval, os investimentos realizados e o emprenho dos integrantes do Grupo de Trabalho do Carnaval, de acordo com Alessandro “foram determinantes para que os foliões tivessem um dos carnavais mais tranquilos dos últimos sete anos”, comparou o secretário. Na Capital o percentual de redução de CVLI de 2011 em relação a este ano foi de – 36,8%.
Nos focos de folia, em Pernambuco, que contou com 20 polos oficiais do Governo do Estado além dos descentralizados patrocinados pelas prefeituras de Olinda e Recife, foram registrados dois homicídios um em Itamaracá e o outro em Pontes dos Carvalhos. Os números de ocorrências contra a pessoa, que constituem as ameaças e lesão corporal, a redução foi de 48% no Estado. Os Crimes Contra a Administração Pública (desacato, desobediência e desordem) a queda foi de 47%.
A Polícia Civil reduziu os números de procedimentos realizados em 23%. A Polícia Militar contabilizou também uma redução de 8% o número de pessoas encaminhadas aos Postos de Comandos. Quanto às armas apreendidas foi registrada uma redução de 46% este ano em relação ao mesmo período do ano passado.
O Corpo de Bombeiros realizou 629 notificações relacionadas a atendimentos pré-hospitalar este ano contra 306 o ano passado resultando num aumento de 105,6%. As atuações preventivas realizadas pela corporação aumentaram em 25% este ano em relação ao ano anterior.
A Central de Videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Defesa Social – Ciods através das 268 câmeras visualizaram 44 ocorrências. “As câmeras estão surtindo o efeito de intimidar os que pretender praticar algum delito”, explicou o Tenente Coronel Ricardo Fentes, coordenador o centro, referente a redução de quase 54% de ocorrências em relação ao ano passado. Este ano os telefones 190 e 193 contabilizaram 77.954 ligações recebidas das quais 13.425 foram geradas e 4.362 relacionadas a trotes.
Nos postos das Delegacias pela Internet foram registradas 1.667 ocorrências este ano contra 1.922 no ano passado representando uma queda de 16%. A Corregedoria Geral da SDS também atuou no Carnaval. Foram inspecionados 157 órgãos operativos e 890 policiais foram fiscalizados. A Ouvidoria realizou 24 atendimentos – todos relacionados à perda de documentos.
A Polícia Científica através do Instituto de Criminalística realizou 78 perícias. O IML realizou 364 exames e 56 necropsias. O IITB realizou 55 procedimentos.
Trânsito - O balanço feito pelo Batalhão de Policia Rodoviária – BPRv e pelo Batalhão de Policia de Transito - BPtran também mostrou que o Carnaval foi mais tranquilo nas estradas pernambucanas este ano.
Desde a última sexta-feira (17) até a manhã desta quinta, foram registrados em Pernambuco 83 acidentes nas estradas do Estado. Já no ano interior, foram 94 ocorrências durante o feriado. O numero de óbitos e feridos também foi inferior. Do total, 38 ficaram feridos e apenas duas morreram, enquanto em 2011, 09 óbitos foram computados. Ainda de acordo com os dados, os números que subiram esse ano foram os relativos à fiscalização. A quantidade de pessoas abordadas mais que dobrou, chegando a 13.270 veículos inspecionados.
Como conseqüência, as atuações realizadas pelo BPRv também se elevaram, atingindo um número de 2.111. ‘’ Esse número reflete as ações intensificadoras nas fiscalizações das estradas do Estado, a fim de combater infrações e garantir uma viagem segura, posteriormente um carnaval menos violento’’, afirmou a Comandante do BPRv, Tenente Coronel Conceição Antero.
Os plantões da Lei Seca também foram mais rígidos em 2012. Nos principais corredores da Capital foram realizados mais de 195 testes de alcoolemia e 51 carteiras de habilitação recolhidas. “Este ano, intensificamos o policiamento, com mais policiais nas ruas e blitz em lugares estratégicos”, explicou a Comandante do 1° BPtran, Major Hélida Figueiredo.
Parceria – Durante a coletiva, o secretário Alessandro Carvalho entregou ao Procurador Geral de Justiça, Agnaldo Fenelon 300 livros com 9.537 nos de pessoas procuradas pela Justiça. O objetivo é auxiliar o Ministério Público e o Poder Judiciário no momento de aplicar a penalidade aos acusados que já possuem antecedentes criminais pelas práticas de latrocínio e homicídios. O Procurador agradeceu a parceria e falou da importância no processo de integração com a Secretaria de Defesa Social.
Também estiveram presentes a coletiva os comandantes gerais da Policia Militar e Corpo de Bombeiros, respectivamente os coronéis Tavares Lira e Carlos Eduardo Casa Nova e o chefe do Estado Maior, Coronel Carlos Feitosa. O chefe geral da Polícia Civil, Manoel Carneiros, o gestor da Polícia Científica Francisco Sarmento, o Corregedor Geral da SDS Sidney Veras Lemos além dos diretores gerais de operações dos órgãos operativos.
FONTE: Secretaria de Defesa Social - PE

Nenhum comentário: