segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MAIS DE 400 PREFEITOS E DEPUTADOS PARTICIPAM DE ENCONTRO EM BRASÍLIA


Eleições municipais e projeto político do partido foram temas de debate com participação de dirigentes e lideranças do partido




        Foi um dia intenso de debate e troca de experiências entre os mais de quatrocentos participantes do Encontro Nacional de Prefeitos e de Prefeitas e de Deputados e Deputadas Estaduais Petistas. Gestores e militantes de Norte a Sul do país reuniram-se em Brasília na última quinta-feira e sexta-feira (9-10). Na pauta de discussões, as eleições municipais deste ano e os pontos relevantes sobre o projeto nacional para o Brasil, que está em curso no Partido dos Trabalhadores.


Orçamento participativo é marca petista



        As prefeituras petistas têm um ponto em comum, considerado uma marca do modo petista de governar: a participação popular nas decisões sobre como aplicar os recursos municipais. O orçamento participativo, muitas vezes abandonado nas gestões anteriores, é usado pelos petistas para reforçar o diálogo com a comunidade. “Não priorizamos os negócios e sim as necessidades da população”, defende o prefeito Oswaldo Dias, de Mauá (SP), que destaca ainda a mudança de tratamento na relação do governo federal com os prefeitos. Dias lembra que quando foi prefeito nos anos 90 o acesso à Esplanada dos Ministérios era difícil e que esse cenário mudou bastante desde o governo Lula.
        “Houve uma grande transformação no Brasil com o presidente Lula e agora com a presidenta Dilma. Pra gente, é um marco histórico estar aqui. É claro que temos muito a avançar. Por exemplo, temos nossas queixas por causa da burocracia nos ministérios, mas o avanço que houve é extraordinário. Temos muito a comemorar nesses 30 anos”, disse Arlei Silva Barbosa, prefeito que está em seu segundo mandato em Nova Alvorada do Sul, (MS)  cidade de vinte mil habitantes cuja atividade principal é a indústria canavieira.
    “A gente muda a vida nas cidades que governamos no mesmo rumo do desenvolvimento sustentável do Brasil, que tem crescido com distribuição de renda”, ressaltou o prefeito Eduardo Pereira, de Várzea Paulista (SP), que também está em seu segundo mandato à frente da cidade que tem mais de cem mil habitantes. Um dos projetos que Pereira destaca como significativo em sua gestão é a urbanização, regularização e criação de serviços públicos na área de ocupação chamada Vila Real, onde moram quatorze mil pessoas. “É um dos projetos mais bonitos. Criamos condições melhores de habitação nesta região que era abandonada, com ruas sem asfalto e barracos sem nenhuma assistência”, afirmou.

FONTE: Portal do PT

Nenhum comentário: