segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RECIFE E OLINDA ASSINAM CONVÊNIO DE LIVRE CIRCULAÇÃO DE TÁXIS NO CARNAVAL


Pelo 3º ano, prefeituras vão retirar bloqueio para as frotas das duas cidades.
Recife tem frota de 6.125 veículos, enquanto a de Olinda tem 850 carros.



Katherine CoutinhoDo G1 PE
Os prefeitos do Recife e Olinda formalizaram, na manhã desta segunda-feira (6) em Olinda, o convênio para a livre circulação e operação de táxis pelas duas cidades durante o carnaval deste ano. Esse é o terceiro ano que as prefeituras vão retirar o bloqueio para as frotas. A assinatura da portaria conjunta aconteceu no Palácio dos Governadores, sede do governo municipal olindense.
Os táxis são regulamentados por leis municipais e só podem pegar passageiros nas cidades onde recebem autorização, mas, com o acordo, os táxis podem atuar em ambas as cidades. A frota do Recife tem 6.125 veículos, enquanto a de Olinda é formada por 850 táxis. "O transporte público que temos é insuficiente para as pessoas que vem brincar o carnaval no Recife e em Olinda. Precisamos melhorar a qualidade e a quantidade do transporte. Vir de carro para Olinda é um problema. Se você fizer a conta de quanto gasta com combustível, flanelinha e tempo, sai mais barato vir de táxi", defende o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.
O acordo começa a valer a partir do meio-dia do próximo sábado (11), devido ao Baile Municipal do Recife, e segue durante toda a semana pré-carnavalesca e os dias oficiais de festa, terminando às 22h da Quarta-feira de Cinzas (21). "A experiência de convênio de dois anos no período do carnaval com a Prefeitura de Olinda vem nos trazendo bons resultados. Com fatores como a Lei Seca, nós vemos essa demanda maior do serviço de táxis nesses grandes eventos", afirma o prefeito do Recife, João da Costa, que ressaltou o fato desse convênio poder ser renovado para outros grandes eventos.
Mais do que atender a demanda dos foliões, o convênio entre as duas prefeituras pretende também incentivar as pessoas que vão brincar o carnaval a deixarem os veículos em casa. "Esse acordo é muito importante, por que além de possibilitar que a gente amplie a disponibilidade do táxi, amplia também a questão do trabalho metropolitano, temos menos carros nas ruas e reduzimos os congestionamentos e acidentes. Podemos brincar o carnaval com toda a tranquilidade, sem misturar álcool e direção", acredita Eduardo Vital, secretário de Serviço Público da Prefeitura do Recife.
A quantidade é uma preocupação, mas a qualidade do serviço oferecido também está sendo observada. "Pedimos aos taxistas que trabalhem no carnaval para atender aos turistas de Olinda e Recife, mas trabalhem de bem com a vida. Queremos atender melhor o turista que vem do mundo inteiro. A gente pode oferecer à população um bom carnaval e com um bom transporte", defende Everaldo Menezes, presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco.
Táxis metropolitanos
A possibilidade de um acordo futuro para a livre circulação e operação de táxis na Região Metropolitana do Recife foi deixada em aberto. "Nós estivemos conversando com a Prefeitura de Olinda sobre a possibilidade de, mais a frente, termos os táxis metropolitanos. Essa é uma ideia que precisa ser amadurecida ainda, discutida com os taxistas", explica João da Costa.
Para isso, é preciso também melhorar a fiscalização. "Não é uma cidade sair ganhando em cima da outra, é regulamentar o número de táxis e priorizar o atendimento da população. É preciso fiscalizar, regulamentar e dar condições de todos trabalharem", acredita Renildo Calheiros.
Jaboatão dos Guararapes
No carnaval, os táxis de Jaboatão também vão poder pegar passageiros no Recife. As duas prefeituras assinaram um acordo na quinta-feira (2). A frota de Jaboatão conta com 790 veículos. O acordo começa a valer a partir da semana pré-carnavalesca.
  
FONTE: G1/PE

Nenhum comentário: